Skip to content

Saiba as Diferenças Entre os Modelos de Ar Condicionado

Saiba as diferenças entre os modelos de Ar condicionado

Conteúdos

Saiba as diferenças entre os modelos de Ar Condicionado

Perfeito para os dias mais quentes, o Ar Condicionado já se tornou um objeto do lar inseparável para muitas famílias, já que deixa os ambientes mais frescos e arejados, além de confortáveis nas temporadas de calor mais severo.

Saiba as diferenças entre os modelos de Ar condicionado

Produzidos com um sistema semelhante de uma geladeira, o Ar Condicionado possui inúmeras vantagens e existe um específico para cada necessidade, pois por mais parecidos que sejam, Ar Condicionado possui diferenças de um modelo para outro seja em preço, funcionalidades e praticidade e até mesmo na instalação.

Confira neste artigo algumas informações sobre o funcionamento de um Ar Condicionado, suas vantagens e quais as diferenças entre os modelos de Ar Condicionado mais procurados do mercado atualmente e qual o melhor para sua casa.

Vantagens de ter um Ar Condicionado

Vantagens de ter um Ar Condicionado

  • O Ar Condicionado tem ação de purificador de ar- Ar Condicionado absorve ar quente e úmido e destrói partículas de água e agentes patogênicos que possam estar no ar, fazendo com que o ar fique mais puro;
  • Menos umidade- O ar frio do Ar Condicionado deixa o ar mais seco e por isso diminui a umidade a quase 0. O benefício aqui é para residências com problemas de mofo e infiltrações, já que diminui consideravelmente o aparecimento de mais mofo e fungos na estrutura;
  • Combate a alergênicos- Pessoas alérgicas com problemas de pele e respiratórios por exemplo, podem ter uma diminuição considerável dos sintomas através da instalação de Ar Condicionado em casa, pois por deixar o ar mais limpo e mais seco, evita que fungos e microorganismos se proliferem causando alergias;
  • Melhora o rendimento nas tarefas do dia a dia- Sim, o Ar Condicionado pode favorecer numa vida mais agradável como o um todo. Isso acontece por que o aparelho mantém a qualidade do ar e sua temperatura sempre constante, sem quedas ou subidas de temperaturas de formas bruscas, auxiliando na hidratação corporal e até numa melhor noite de sono;
  • Melhora a vida útil dos aparelhos- Em uma casa com ar condicionado, os aparelhos eletrônicos tendem a ter um funcionamento mais extenso que em casas sem ar condicionado. Isso por que, a umidade excessiva do ar pode com o tempo deteriorar fios, peças e eletrodos dentro dos aparelhos, o que demora mais a ocorrer em casas com Ar Condicionado.

Ar Condicionado- Escolha o seu!

Antes de entender os modelos mais usados do mercado atual e suas diferenças, para que você faça a melhor escolha, é fundamental compreender o que é BTU e como é feito o cálculo para determinar qual o aparelho mais indicado para sua casa.

Ar Condicionado- Escolha o seu

BTU em inglês British Thermal Unit, ou em português, Unidade Térmica Britânica, é a medição para a potência do ar condicionado em resfriar o ar. Quanto mais poder de resfriamento, o aparelho oferece mais conforto, mais alcance em espaços e até em outros ambientes e mais rapidez em resfriamento.

O cálculo feito para determinar qual o melhor aparelho para sua casa é baseado no metro quadrado, ou seja, é necessário 600 BTU´s por metro quadrado (em ambiente com incidência de sol) e algumas outras particularidades também podem influenciar no cálculo final para escolher o melhor aparelho para seu ambiente:

  • Quantas pessoas frequentam o local- Quanto mais pessoas vão ao local, maior a necessidade de um aparelho mais potente;
  • Quantidade de aparelhos eletrônicos- Se tiver muitos aparelhos e que consequentemente geram calor, é preciso um aparelho que refrigere mais e melhor;
  • Quantidade de janelas e se possuem cortinas- Janelas refletem a luz solar e absorvem o calor e as cortinas bloqueiam diminuindo o aquecimento do local;
  • Número de lâmpadas e o tipo delas- Lâmpadas incandescentes produzem mais calor que lâmpadas fluorescentes e de led, por isso a dica aqui é trocá-las para modelo mais moderno;
  • Região em que mora- Quanto mais quente a região, mais potente precisa ser o aparelho.

Modelos de Ar Condicionado

Os modelos comercializados no mercado são:

  • Ar Condicionado de Janela;
  • Ar Condicionado com Duto;
  • Ar Condicionado Split;
  • Split Hi Wall;
  • Split Piso/Teto;
  • Split Quatro Lados;
  • Split Canto Teto;
  • Multisplit;
  • Window Split;
  • Split Cassete;
  • Ar Condicionado Portátil.

Basicamente a diferença fica entre o Ar Condicionado de Janela, o Com Dutos, o moderno Split e suas variantes e o Ar Condicionado Portátil. 

O Ar Condicionado de Parede ou Janela é um aparelho produzido para ser instalado em uma janela convencional ou em uma abertura específica na parede. O sistema de saída de ar fica para fora, enquanto o sistema de retorno do ar frio fica para dentro. 

O ponto positivo é ser um aparelho compacto e perfeito para ambientes pequenos, além de ser o mais barato do mercado. O ponto negativo é ser mais barulhento e ter uma tecnologia mais antiga, geralmente não tendo a facilidade dos sistemas digitais.

O Ar Condicionado com Dutos possui o mesmo conceito, porém possui dutos para passagem do ar este refrigera em alta pressão. O Ar condicionado com Dutos é mais indicado para comércios grandes, empresas e indústrias.

O modelo de Ar Condicionado Split é atualmente o mais popular em residências, por ter uma tecnologia mais moderna e oferecer mais benefícios a saúde e bem estar. O Split Possui duas partes: a condensadora que fica na parte de fora e a evaporadora que fica dentro.

Ligadas por uma tubulação específica, os modelos Split são mais silenciosos, possuem design mais bonito e moderno, geralmente são mais leves e gastam menos energia que outros modelos. 

Ainda existe os modelos Inverter que invertem a frequência que controla a compressão do aparelho sem desligá-lo e evita problemas com picos de voltagem na energia, sendo mais seguro e econômico.

Por fim o Ar Condicionado Portátil nada mais é que um aparelho que pode ser levado de um ambiente para o outro e garantir o mesmo conforto e comodidade dos aparelhos convencionais, porém com a praticidade de ser remanejado. 

O problema é que geralmente seu tamanho é um pouco exagerado e necessita sempre de ficar próximo a uma janela aberta para saída do ar quente. Pode consumir um pouco mais de energia, mas é uma opção para quem não quer investir em um aparelho mais tradicional.

Escolha a melhor opção para sua casa e sempre busque a instalação do Ar Condicionado com profissionais de qualidade, que oferecem bom custo benefício e manutenção e limpeza regular.

Instadora Oficial das Melhores Marcas

dufriolgphilco Consul