Skip to content

Desentupidora Conduíte Saiba Como Fazer

Banner Desentupidora centro

Conteúdos

Como desentupir conduíte

Em construções de edifícios, residências, para passar toda a fiação elétrica que abastecerá o local é importante escolher bem o Conduíte. Seja corrugado ou tipo eletroduto, o Conduíte é um material isolante por onde passa toda fiação de uma casa e auxilia na organização dos fios, além dos tipos e segurança, evitando problemas com incêndios por exemplo.

Como desentupir conduíte

É possível porém, que depois da instalação e da parede rebocada, algum problema com a fiação e até mesmo com o conduíte aparece, dificultando o sistema elétrico local. Um dos mais comuns são amassados do conduíte ou entupimento, que pode ser necessário uma limpeza e desobstrução. 

Confira neste artigo, o que é e a importância de um conduíte nas construções, além de algumas dicas e orientações de como é feito o desentupimento de conduíte, para um sistema elétrico de qualidade e funcional. 

Conduíte elétrico

Em construções de pequeno e grande porte, a necessidade de ter um sistema isolante que proteja fios e condutores elétricos é de grande importância e para isso o Conduíte e eletrodutos foram criados. 

Conduíte elétrico

Conduítes e eletrodutos possuem a mesma função, porém são feitos com materiais diferentes e usados em edificações distintas também. Por exemplo, o Conduíte é mais comum em residências e áreas comerciais de pequeno porte, e geralmente é vendido enrolado como mangueiras. Também são conhecidos como Eletroduto Flexível Corrugado.

Em geral na cor amarela, o Conduíte elétrico possui flexibilidade e corpo corrugado, perfeito para ser usado de diferentes maneiras na parede onde será instalado. Outro ponto positivo é que não propaga chamas e possui alta compressão diamentral e possui várias medidas para cada tipo de necessidade.

Já o eletroduto rígido é utilizado em lajes e pisos, além de superfícies com concreto por serem mais resistentes a choques. É rígido e não flexível, não sendo tão fácil de manusear, porém mais durável e com melhor resistência a impactos do que o conduíte comum.

Ainda existe o Eletroduto Flexível plano que é flexível, mas na corrugado possuindo os mesmos pontos positivos de ambos como não propagar chamas e possui boa resistência. Outra vantagem dos conduítes e eletrodutos é que eles são feitos hoje em dia com materiais recicláveis e com durabilidade superior a 50 anos, além de serem baratos, representando em média menos de 10% do custo com uma obra.

Entupimento de Conduíte

Conduítes possuem inúmeras vantagens, porém também podem apresentar problemas, principalmente os corrugados. Por serem feitos de PVC e flexíveis, podem entupir quando colocados ou algum resto de construção entre dentro dele. 

Entupimento de Conduíte

Além disso, Conduítes que passam próximos de canos, podem ser comprometidos por conta de um vazamento de água, que além de deteriorar os fios, ainda pode levar sujeira para o local e deixar o conduíte sem condições de uso. 

Essa última situação não é comum, mas possível. No geral, os conduítes ficam entupidos quando existe sujeira de obra ou até pressão de uma parede que amassou o conduíte.

Para evitar esses problemas, é recomendado o uso de conduítes planos pois são fáceis de manusear, mas oferecem melhor durabilidade e resistência, porém possuem preço mais elevado. 

Os conduítes elétricos quando entupidos, podem comprometer fios, já que a sujeira e resto de construção dentro do tubo, pode corroer e destruir os fios, além de causar pontos de oxidação, causando desde pequenos choques até a queima total dos fios. 

Além do perigo de descargas elétricas, ainda pode haver a deterioração de todos os fios até chegar na caixa geral. É importante que ao menor sinal de conduíte entupido, haja uma atitude rápida do morador para solucionar o problema.

Como é feito o desentupimento de conduíte

Muitas são as formas de um conduíte elétrico ficar entupido, sendo que na maioria dos casos restos de construção são as causas mais prováveis. Geralmente quando um conduíte está entupido, acontece a falha de tomadas e interruptores e logo depois de uma obra. 

Como é feito o desentupimento de conduíte

No método tradicional, um eletricista pode quebrar a parede e descobrir onde está o conduíte com problema e trocá-lo, as vezes sendo necessário a mudança total da fiação dependendo do estrago.

O problema desse método é que ao quebrar o local, além do gasto com novos conduítes e fios, ainda terá que refazer a parede, tendo também sujeira residual da quebra para descartar.

Para evitar tal situação, a dica é chamar uma desentupidora, já que essas empresas não são especializadas apenas em desentupimento de dutos de água e esgoto, mas também de qualquer tubo que tenha alguma obstrução.

As desentupidoras possuem aparelhos especiais como o Roto Rooter que geralmente é usada para desentupir esgoto, mas possui equipamento específico para tubos elétricos que consegue desobstruir o caminho e tudo para facilitar a retirada do antigo conduíte, a troca por um novo ou mesmo a permanência de um, mas com manutenção para contínuo uso.

As desentupidoras possuem outros equipamentos que resolver o problema de entupimento em conduítes, preservando os cabos. Outro serviço de desobstrução é quando existe a necessidade de passar um conduíte num local que antes possuía conduíte com defeito e existe obstruções parciais pelo caminho.

Nesse caso, a desentupidora ajuda a deixar a passagem livre para os cabos e assim o conduíte pode ser passado sem interrupções, de modo a não precisar que a parede seja danificada e haja mais custos ao morador com lixo residual além do serviço. 

Desentupidora Conduíte

Desentupidoras são empresas que oferecem os serviços mais completos do mercado, para facilitar a vida das pessoas nos momentos mais difíceis. Seja serviço de desentupimento de esgoto e esgotamento de fossa, ou mesmo desentupimento de conduíte, a Desentupidora no Bairro oferece serviço de qualidade, com agilidade e garantia.

Solicite agora os serviços de uma Desentupidora de conduíte para não ter mais problemas elétricas em seu imóvel. Tudo feito com agilidade e qualidade, ainda possui garantia e preço acessível. 

Tenha a visita de pessoal capacitado que avaliará a sua necessidade e oferecerá o melhor custo benefício para você.