EDUCAÇÃO

Estudantes do Cidade Olímpica participam de revisão para a OBA 2018

292   15/05/2018

Eles participarão da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e da Mostra Brasileira de Foguetes

Divulgação

clique para ver a foto em tamanho real

Estudantes do Cidade Olímpica participam de revisão para a OBA 2018

 

Os estudantes do Programa Cidade Olímpica Educacional (COE) participaram de uma revisão geral oferecida pela Secretaria Municipal de Educação (Semec). A proposta é fortalecer ainda mais os conteúdos já estudados para os alunos que irão participar da 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da 12ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). As competições estimulam o estudo da astronomia e testam os conhecimentos dos alunos de escolas públicas e privadas de todo o país.

No ano passado, os alunos da Rede Municipal de Teresina conquistaram 108 medalhas na Olimpíada, sendo 23 de ouro, 47 de prata e 38 de bronze. Além do estímulo dos professores em sala de aula, a Prefeitura de Teresina mantém turmas de Astronomia no Programa Cidade Olímpica Educacional, com aulas de aprofundamento na disciplina aos sábados. Os alunos têm aulas teóricas e práticas, onde aprendem a construir os foguetes, além de serem incentivados a participarem de competições nacionais.

A OBA é realizada em fase única, dentro da própria escola. A prova possui dez questões e será aplicada simultaneamente em todas as unidades de ensino participantes, no dia 18 de maio. A MOBFOG também deve ser realizada até o dia 18, e consiste no lançamento de foguetes o mais longe possível. Irão participar da competição alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

Segundo Regina Ibiapina, coordenadora de astronomia do COE, a Rede Municipal de Teresina tem um bom histórico de premiações na Olimpíada de Astronomia. “Sempre temos muitos alunos premiados. As revisões e simulados são atividades que consolidam o trabalho realizado durante o ano. Os estudantes se preparam através de simulados que realizamos durante as aulas, utilizamos ainda, das aulas práticas para a construção de foguetes e lunetas, além de exercícios, vídeos explicativos e resolução de provas e gabaritos das edições anteriores”. Estamos otimistas”, conclui.

 

© 2010 Jornalista 292— Todos os direitos reservados.