Publicidade  - fotomarques2

JUSTIÇA

MPPI e MPF ingressam com ação para regularizar o pagamento dos pacientes pelo programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD)

292   30/06/2018

Outra queixa recorrente é a falta de flexibilidade para inclusão de mais de um acompanhante no cadastro do programa.

 

Os Ministérios Públicos Estadual (MPPI) e Federal (MPF) ajuizaram ação civil pública, com pedido de liminar, contra o Estado do Piauí e o secretário estadual de Saúde, Florentino Alves Veras Neto, para que sejam obrigados a adotar diversas providências com vistas a regularizar o programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD), sob pena de multas pessoais ao governador e ao secretário no valor de R$ 1.100.764,60.

Os atrasos frequentes nos pagamentos - muitas vezes de quatro a cinco meses - bem como nos ressarcimentos das ajudas de custo e diárias, têm criado grandes obstáculos para o deslocamento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam fazer algum tipo de tratamento fora da localidade na qual residem.

Outra queixa recorrente é a falta de flexibilidade para inclusão de mais de um acompanhante no cadastro do programa. Pacientes renais crônicos argumentam que essa restrição tem prejudicado os tratamentos, já que nem sempre a pessoa cadastrada no sistema tem condições de fazer o acompanhamento em datas específicas. Atualmente, o programa só aceita a indicação de uma segunda pessoa nos casos em que o acompanhante titular esteja doente.

Todas essas questões foram levadas aos Ministérios Públicos em forma de representações. São elas que fundamentam os pedidos constantes da ação civil. O primeiro deles refere-se ao repasse de recurso, no valor de R$ 5.503.823,00, transferido diretamente do Fundo Nacional de Saúde ao Fundo Estadual de Saúde do Piauí, para que seja imediatamente enviado à conta específica da Coordenação de Regulação do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), de maneira a fazer frente às necessidades do programa. Esse pedido, aliás, já foi feito pelo Ministério Público Estadual, no dia 6 de novembro de 2017, por meio de recomendação e ofícios, e não atendido pelo secretário de Saúde Florentino Alves Neto.

Sobre o atraso dos ressarcimentos, o Ministério Público solicita que a Justiça fixe o prazo de 10 dias para o pagamento dos valores atualmente em atraso, relativos às passagens e às ajudas de custo, a todos os pacientes cadastrados no TFD e seus respectivos acompanhantes, com a apresentação de toda a documentação hábil a provar a regularização, juntando-se relação nominal dos beneficiários (com indicação de nome, CPF, cartão do SUS, procedência e local de tratamento do paciente) e número do processo de pagamento.

Ainda em caráter liminar, dada a urgência das questões, as instituições requereram que no prazo de 30 dias seja sistematizada uma plataforma específica no Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado (SIAFE) ou em outro sistema para os pagamentos relativos ao TFD, de modo a tornar o processo célere e eficiente, e que seja estipulado um prazo limite para a tramitação total do processo de pagamento dos benefícios aos usuários do TFD, da prestação de contas à ordem bancária. Por fim, que seja possibilitado o cadastro de acompanhantes suplentes vinculados aos pacientes do TFD, de modo a conferir maior eficiência ao programa e propiciar a continuidade da prestação do serviço de saúde ao usuário do SUS.

Após a apreciação da tutela de urgência, o Ministério Público manifestou interesse em autocomposição, aguardando a designação de audiência de conciliação, inclusive para os fins previstos no § 6º art. 5º da Lei 7.347/85 (caso de Termo de Ajustamento de Conduta não alcançado na via administrativa).

Comentar Enviar por e-mail Imprimir

Comentários:

Não há comentários para a matéria no momento.

Envie um comentário para a matéria.
Origem da mensagem: 54.81.254.212









Visual CAPTCHA


O JORNALISTA 292 não se responsabiliza pelas mensagens postadas como comentário das notícias, sendo estas de sua inteira responsabilidade, podendo, quando julgar algum comentário inadequado, inativá-lo ou excluí-lo de sua base de dados. Salvo confirmação de seus dados informados.

Mais Notícias:

:: Funcionário da Eletrobras é preso por furto de energia; casa tinha três condicionadores de ar

:: Turista morre ao cair de brinquedo no Beach Park, na Grande Fortaleza

:: Trabalhadores da educação pública do Piauí decidem manter greve

:: Hospitais confirmam que 200 mil servidores ficam sem atendimento do Plamta

:: Jovem alérgico morre após sofrer picadas de abelhas

:: Operação Call Center: polícia indicia 21 suspeitos de aplicar golpes em compra e venda de veículos na internet

:: Catedral a 750 m da Delegacia Geral é invadida por assaltantes

:: Na política, padres encontram escândalos, processos e cadeia no Piauí

:: Lideranças do PRB articulam chapa com Dr. Pessoa governador e Frank Aguiar no Senado

:: Detento é morto após sofrer perfurações durante banho de sol

:: Irmão de ex-governador Wilson Martins morre aos 71 anos com câncer

:: Luciano denuncia desvio de 100 milhões de reais da obra da Transcerrados

:: Vereador Chaguinha denuncia Comissão de Licitação ao Ministério Público

:: O festival da mamata assola o país

:: Assembleia aprova LDO 2019 e recesso inicia quarta-feira

+ Geral

POLÍCIA

Funcionário da Eletrobras é preso por furto de energia; casa tinha três condicionadores de ar

16.07.2018

Prisão em flagrante aconteceu durante vistoria da Eletrobras com policiais do Greco.

Beach Park

Turista morre ao cair de brinquedo no Beach Park, na Grande Fortaleza

16.07.2018

Atração do parque aquático havia sido inaugurada no fim de semana. Outras três pessoas ficaram feridas.

A GREVE CONTINUA!

Trabalhadores da educação pública do Piauí decidem manter greve

16.07.2018

Paulina Almeida, presidente do SINTE-PI, lembrou aos presentes o descaso com a valorização do profissional do magistério

PIAUÍ

Jovem alérgico morre após sofrer picadas de abelhas

16.07.2018

Ramon Dourado Leal, de 23 anos, foi atacado por abelhas quando parou na beira da estrada que leva à praia da Pedra do Sal. Jovem chegou no hospital sem vida.

POLÍCIA

Catedral a 750 m da Delegacia Geral é invadida por assaltantes

15.07.2018

De acordo com a polícia, dois ventiladores foram roubados e imagens de santos foram danificadas, além de os bandidos terem deixado as roupas dos padres manchadas de sangue

LUTO

Irmão de ex-governador Wilson Martins morre aos 71 anos com câncer

12.07.2018

Ediwar era o mais velho de 13 irmãos dos políticos.

Nepotismo

Padre Walmir nomeia três secretários municipais da mesma família

12.07.2018

Além desse caso de nepotismo, o Padre Walmir nomeou para a Secretaria Municipal de Serviços Públicos o ex-vereador Luís Rodrigues Coelho

PICOS

Pesquisa revela que empresas de Picos devem voltar a contratar no 2º semestre

10.07.2018

O levantamento está sendo realizado pela empresa Carreira Vitoriosa, e é coordenado pelo consultor empresarial e de RH, o coach Wedson Bezerra

PIAUÍ

Câmara aprova venda da Cepisa e mais cinco distribuidoras

05.07.2018

Câmara aprova texto-base para venda de distribuidoras da Eletrobras

POLÍCIA

Polícia deflagra operação Call Center contra crimes de estelionato pela internet

05.07.2018

Há registros de vítimas no Piauí e em mais nove estados: Paraná, Mato Grosso, Pará, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

ESPECIAIS

Editorial

Na política, padres encontram escândalos, processos e cadeia no Piauí

15.07.2018

Mas estes casos mostram, antes de tudo, que os padres precisam fazer menos política e rezar mais.

publicidade piauieletro
Moreno Calçados 1 Bio apaas honda6 Casa do Automóvel Williamns Lopes5 Alberto Lotação e Turismo4 eco Dr Wesley6 piauieletro

JORNALISTA 292

Todos os artigos publicados, neste web site, são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do J292.

Desenvolvido por: Aroldo Santos – Soluções Web.