Publicidade  - Shopping2

PIAUÍ

Barragem do Emparedado tem infiltrações e risco de rompimento

G1   16/04/2018

Reprodução TV Clube

clique para ver a foto em tamanho real

Canais abertos na Barragem do Bezerro impediram rompimento

Reservatório em Campo Maior tem capacidade para cinco milhões de metros cúbicos de água. Município já decretou situação de emergência por causa das fortes chuvas.

 

Neste domingo (15), o diretor geral do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Geraldo Magela, relatou que a Barragem do Emparedado em Campo Maior possui infiltrações, mas sem risco iminente de rompimento. O ministro da Integração Nacional Pádua Andrade visitou a cidade, após vistoriar a Barragem do Bezerro, em José de Freitas, que também tinha risco de rompimento e garantiu que em 10 dias começam a chegar kits para as pessoas que foram afetadas por enchentes no estado.

O diretor do Idepi garantiu que a Barragem do Emparedado tem infiltrações, mas sem risco imininente de rompimento. “A situação é estável. Tem uma infiltração, mas não existe risco iminente. Existe uma infiltração na parede de concreto, o que é uma infiltração diferente do que em terra”, disse o diretor a respeito da barragem que possui capacidade de 5 milhões de metros cúbicos e comparando com a Barragem do Bezerro, com paredes de terra. A prefeitura de Campo Maior já expediu decreto de situação de emergência por causa das chuvas na região.

Magela disse ainda que haverá a assinatura de um contrato emergencial para os reparos na barragem. “Ela precisa de reparos emergenciais. Nós já temos o projeto de restauração dessa barragem. A gente já estava em procedimento para licitar, mas como é um procedimento demorado e a situação é emergencial a gente vai tentar fazer um contrato”, contou o diretor sobre a situação da Barragem do Emparedado.

Geraldo Magela explicou também além das barragens do Emparedado e do Bezerro há outro reservatório no Piauí que passa por dificuldades. “Tem a barragem de Pedra Redonda, em Conceição do Canindé, que existe uma erosão regressiva do sangradouro e uma erosão que está prejudicando o pilar de uma ponte que passa sobre o sangradouro. Vamos tentar resolver também em caráter emergencial”, disse sobre os desgastes na barragem de Pedra Redonda.

Kits chegam em 10 dias, diz ministro

Em visita ao Piauí ministro da Integração Nacional Pádua Andrade, garantiu que em 10 dias começam a chegar kits para as pessoas que foram afetadas por enchentes no estado. Atualmente há danos em cidades pelos desvios na Barragem do Bezerro e também pelas cheias dos rios Marataoan, Longá e Parnaíba.

Segundo o ministro da Integração Nacional os kits são a primeira providência prática na assistência às famílias. “No prazo de 10 dias começam a chegar os kits que são as ações mais necessárias e urgentes no momento”, comentou. No momento, segundo o governo do Piauí há 17 mil pessoas afetadas por alagamentos, entre desabrigados e desalojados.

Dados da Defesa Civil apontam que o governo federal reconheceu os decretos de situação de emergência emitidos por sete municípios do Piauí. “Esses municípios estão cadastrados em fase final de aprovação. Tão logo seja concluído este processo já teremos as primeiras liberações porque o nosso objetivo é diminuir o sofrimento das pessoas mais afetadas”, destacou Pádua Andrade.

Sobre a recuperação da Barragem do Bezerro, o ministro ressaltou que o processo está em curso. “O projeto está na fase final e tão logo seja concluído acontecem as liberações para a reconstrução mais rápida possível”, relatou o ministro.

Comentar Enviar por e-mail Imprimir

Comentários:

Não há comentários para a matéria no momento.

Envie um comentário para a matéria.
Origem da mensagem: 54.167.230.68









Visual CAPTCHA


O JORNALISTA 292 não se responsabiliza pelas mensagens postadas como comentário das notícias, sendo estas de sua inteira responsabilidade, podendo, quando julgar algum comentário inadequado, inativá-lo ou excluí-lo de sua base de dados. Salvo confirmação de seus dados informados.

Mais Notícias:

:: Candidatura de Mainha cresce e ganha novas adesões

:: Ex-prefeito de Lagoa do Sítio acusado de matar esposa é inocentado por júri popular

:: Espaço de beleza Neyva Cabelos é reinaugurado com a presença de clientes e amigos

:: Duas pessoas morrem em acidente envolvendo três veículos

:: Cinco servidores da UFPI são multados por responsabilidade em acúmulos de cargos

:: Professora tem carro roubado duas vezes em menos de 15 dias

:: Mecânico se entrega e é preso suspeito de matar esposa a facadas

:: PT do Piauí faz jogo profissional

:: O GRANDE DIA: Piauí Shopping Center inaugura hoje recheado de atrações

:: Piauí Shopping Center recebe visita de representantes do Senac Picos e sinalizam parceria

:: Piauí registra dez mortes por H1N1 e campanha de vacinação é prorrogada

:: Médicos de Teresina farão paralisação de dois dias

:: Dudu Nobre e Arthur Espíndola se apresentam em quatro cidades do Piauí

:: Mulher é estuprada e tem motocicleta roubada

:: Picoense encontrado morto nos Estados Unidos é sepultado no Ceará

+ Geral

JUSTIÇA

Ex-prefeito de Lagoa do Sítio acusado de matar esposa é inocentado por júri popular

12.06.2018

O G1 não conseguiu contato com a família da vítima. Prefeito foi indiciado pela polícia como autor do homicídio contra Gercineide Monteiro em fevereiro de 2015.

Espaço de beleza

Espaço de beleza Neyva Cabelos é reinaugurado com a presença de clientes e amigos

12.06.2018

Neyva Cabelos atende as necessidades de beleza, com vários serviços

ACIDENTE

Duas pessoas morrem em acidente envolvendo três veículos

11.06.2018

Ambulância do município de Valença, caminhão e automóvel colidiram. Duas pessoas que estavam no carro morreram e três foram levadas para o Hospital de Urgência de Teresina.

PIAUÍ

Cinco servidores da UFPI são multados por responsabilidade em acúmulos de cargos

08.06.2018

Servidores da administração superior desde 2011 foram declarados culpados por não terem investigado servidores que acumulavam cargos na instituição e em outros lugares. UFPI vai recorrer.

POLÍCIA

Professora tem carro roubado duas vezes em menos de 15 dias

08.06.2018

Na primeira vez, o veículo foi encontrado na cidade de Timon, Maranhão.

POLÍCIA

Mecânico se entrega e é preso suspeito de matar esposa a facadas

07.06.2018

De acordo com o delegado Maikon Kaestner, o suspeito confessou o crime e disse que não lembra do momento que desferiu as 26 facadas

Piauí Shopping Center

O GRANDE DIA: Piauí Shopping Center inaugura hoje recheado de atrações

07.06.2018

De acordo com a programação de inauguração, a partir das 15:00h começa a solenidade com recepção das autoridades e convidados

Senac Picos

Piauí Shopping Center recebe visita de representantes do Senac Picos e sinalizam parceria

06.06.2018

A visita ao Piauí Shopping também objetivou a possibilidade da realização, nas dependências do shopping do evento denominado de Senac Open

SHOW

Dudu Nobre e Arthur Espíndola se apresentam em quatro cidades do Piauí

05.06.2018

A parceria entre Dudu Nobre e Arthur Espíndola estreou no palco do Theatro da Paz em julho de 2017 com um formato mais intimista

PIAUÍ

Mulher é estuprada e tem motocicleta roubada

05.06.2018

Vítima viajava em uma motocicleta quando foi abordada por dupla de assaltantes em outra moto, na rodovia PI-140. Exame de corpo de delito comprovou estupro.

ESPECIAIS

Editorial

PT do Piauí faz jogo profissional

07.06.2018

Se os aliados fazem tanta questão da aliança com o PT para a eleição de deputado, o partido pode até ceder, desde que os aliados não briguem

publicidade Bio
Dr Wesley6 Camisetas3 PROCORDIS 2 Alberto Lotação e Turismo4 Bio honda6 Moreno Calçados 1 Casa do Automóvel eco Eriberto5 apaas piauieletro

JORNALISTA 292

Todos os artigos publicados, neste web site, são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do J292.

Desenvolvido por: Aroldo Santos – Soluções Web.