Publicidade  - fotomarques3

PIAUÍ

Gato abandonado "chora" em hospital e amigas fazem ensaio para incentivar adoção em Teresina

G1   09/01/2018

Divulgação/Talita Duarte

clique para ver a foto em tamanho real

Gato foi flagrado "chorando" no Hospital Veterinário

Proprietários abandonam animais alegando que não podem pagar pelo tratamento. Diretor alerta que a prática é crime e pode render multa ou prisão.

 

As lágrimas do gato Rajado comoveram internautas depois que teve sua foto compartilhada "chorando" no Hospital Veterinário Universitário (HVU), localizado no campus senador Petrônio Portela da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Teresina. O local enfrenta um problema que, além de crime, é um ato de descaso e desprezo aos animais. Muitos cães e gatos, como Rajado, ficam abandonados, sem lar, após se recuperarem porque os donos não voltam para buscá-los.

Além de Rajado, a história de Mimi, uma gatinha que nasceu cega dos dois olhos, teve um capítulo triste quando passou meses dentro de um gradeado à espera de alguém que lhe desse um lar. Isso mudou quando a jornalista Raquel Lopes e a amiga Thalita Duarte visitaram o Hospital Veterinário e se comoveram com a tristeza dos animais. Elas então resolveram fazer um ensaio com os bichos para tentar encontrar um lar para eles.

"Minha amiga estava com a gatinha dela, a Bia, internada lá no HVU e ficou preocupada com a situação dos animais abandonados. Então, tivemos a ideia de divulgar nas redes sociais com o objetivo de conseguir adoção para eles", contou Raquel ao G1.

Após uma conversa, Raquel e Thalita decidiram reunir amigas em uma corrente do bem para encontrar novos lares para os animais abandonados no HVU. Elas foram ao local tirar fotos no intuito de mostrar a beleza em cada olhar e despertar o interesse de possíveis novos donos.

Durante o ensaio, uma imagem chamou a atenção de Raquel: o gatinho Rajado, também abandonado, aparece com lágrimas nos olhos. Uma representação da tristeza vivida diariamente por animais que perderam o conforto e a liberdade, deixados por quem devia fornecer cuidado e carinho.

"O post do Rajado teve mais de 150 compartilhamentos diretos. Por isso a gente bate muito nessa tecla da importância dos compartilhamentos. Se a pessoa que viu o post não tiver interesse em adotar mas compartilhar, outra pessoa pode ver e querer", destacou Raquel.

De acordo com Marcelo Campos, diretor em exercício do hospital, os cães são os animais mais rejeitados e o motivo mais alegado pelos tutores é o custo do tratamento, embora a administração esteja aberta a negociar.

“A questão do abandono é séria, é crime previsto por lei e no código civil, principalmente quando há um abandono em repartição pública, que é mais agravante. Isso pode resultar em multas e prisão e a população precisa estar informada”, disse.

O crime e as consequências

Quando é feito o internamento do animal os dados do proprietário são coletados e mesmo que o telefones ou endereço sejam dados erroneamente, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do dono fica registrado. Após a alta, o proprietário tem um prazo para buscar seu animal e quitar a dívida.

O diretor explicou ainda que o crime de abandono de animal está previsto em Lei e CPF do devedor vai para a dívida ativa da União.

“Caso o resgate e o pagamento não aconteça no prazo, encaminhamos o caso para a Fazenda e fazemos um boletim de ocorrência na Polícia Civil. O nome da pessoa é encaminhado para a dívida ativa da União, onde a pessoa fica impossibilitada de vários benefícios como concursos, empréstimos enquanto não quitar a dívida. Estamos estudando a possibilidade de tratar desses casos com a Polícia Federal, já que essa é uma instituição federal. Abandono de animal é crime”, pontuou.

Adoção

A partir do momento que o animal é abandonado pelo proprietário, ele é encaminhado para a castração e fica disponível para adoção. Marcelo explicou que não há muita burocracia e, caso haja como doar algum valor para ajudar nas despesas do hospital, a contribuição é bem-vinda.

“Não há necessidade, por enquanto, de nenhuma documentação. É só vir conversar com a direção e ter o interesse de resgatar o animal. Se puder dar uma certa contribuição em relação à dívida também é interessante”, finalizou.

Embora muitos animais ainda precisem de um lar, algumas histórias já têm um final feliz. Após a campanha, a gatinha Mimi ganhou uma nova família. "Fiquei sabendo da situação da Mimi através da Raquel e fiquei comovida pelo fato da gatinha ser cega, já que tenho outros animais que também são cegos. Adotar a Mimi é um desafio porque um animal cego tem muitas limitações, mas os gatos são muito independentes. Ela está se dando super bem e eu estou muito feliz por dar pra ela uma nova oportunidade", garante Otilina Duailib, técnica em enfermagem que adotou Mimi.

Comentar Enviar por e-mail Imprimir

Comentários:

Não há comentários para a matéria no momento.

Envie um comentário para a matéria.
Origem da mensagem: 54.242.250.208









Visual CAPTCHA


O JORNALISTA 292 não se responsabiliza pelas mensagens postadas como comentário das notícias, sendo estas de sua inteira responsabilidade, podendo, quando julgar algum comentário inadequado, inativá-lo ou excluí-lo de sua base de dados. Salvo confirmação de seus dados informados.

Mais Notícias:

:: Juiz do Trabalho determina prazo para o Município efetuar o pagamento dos salários aos Servidores da Secretaria de Saúde de Picos

:: Vídeo mostra tentativa de explosão em supermercado

:: Professores doam câmeras para escola após 3 roubos em menos de 15 dias no PI

:: Justiça determina retorno de 100% dos serviços de urgência e 60% das atividades regulares da Saúde

:: Polícia identifica autores de posts que chamavam policiais de "torturadores" no PI

:: Menino de 11 anos sai para comprar pão e desaparece no Centro de Teresina

:: Quatro pessoas morrem e duas crianças sobrevivem em acidente

:: TRE afasta vereador considerado analfabeto acusado de fraudar diploma e CNH

:: Aprovado projeto que obriga apenados a custearem monitoração eletrônica

:: Paredões de som serão permitidos no Corso de Teresina até a meia-noite

:: Sucessão de erros resultou em tragédia

:: Mais de 70% dos lojistas aprovam intervenção

:: HUT pede ajuda para encontrar família de paciente encontrado desacordado e sem documentos

:: 10 itens que não podem constar na lista de material escolar

:: Funcionários e vizinhos denunciam lotação e mau cheiro no IML

+ Geral

PICOS

Juiz do Trabalho determina prazo para o Município efetuar o pagamento dos salários aos Servidores da Secretaria de Saúde de Picos

13.01.2018

O despacho do Juiz Federal determina que que o Município apresente, no prazo de 48 horas, o débito atualizado

PICOS

Professores doam câmeras para escola após 3 roubos em menos de 15 dias no PI

13.01.2018

De acordo com a diretora, o equipamento custou R$ 1.585,00 e cada professor contribuiu com uma parte.

POLÊMICA

Justiça determina retorno de 100% dos serviços de urgência e 60% das atividades regulares da Saúde

13.01.2018

A decisão foi exposta em liminar em decorrência do movimento grevista deflagrado pelos trabalhadores

TERESINA

Menino de 11 anos sai para comprar pão e desaparece no Centro de Teresina

12.01.2018

O pai de Douglas, Gidevaldir Alexandre da Gama, 49 anos, é paraplégico e está hospedado em uma pensão

ACIDENTE

Quatro pessoas morrem e duas crianças sobrevivem em acidente

12.01.2018

Colisão frontal entre dois carros aconteceu próximo à cidade de Canto do Buriti na tarde de quinta-feira (11), quando um dos motoristas tentou desviar de buraco da pista.

CARNAVAL

Paredões de som serão permitidos no Corso de Teresina até a meia-noite

12.01.2018

Associação Piauiense de Amantes de Som Automotivo irá realizar um cadastro, autorizando a participação máxima de 30 paredões de som

TERESINA

Mais de 70% dos lojistas aprovam intervenção

12.01.2018

O CaminharTHE foi o primeiro passo para ações semelhantes no Centro da cidade

TERESINA

HUT pede ajuda para encontrar família de paciente encontrado desacordado e sem documentos

12.01.2018

Homem foi encontrado numa estrada perto do município de Nazária

EDUCAÇÃO

10 itens que não podem constar na lista de material escolar

12.01.2018

Se você tem filhos em idade escolar e está com dúvidas sobre quais materiais escolares comprar, a PROTESTE te ajuda. Confira a lista!

TERESINA

Funcionários e vizinhos denunciam lotação e mau cheiro no IML

11.01.2018

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí afirma que o IML tem capacidade para 74 corpos e hoje abriga 60. Servidores afirmam que algumas geladeiras estão com defeito.

ESPECIAIS

Editorial

Sucessão de erros resultou em tragédia

12.01.2018

Eita Piauí que não toma jeito!

publicidade Alberto Lotação e Turismo5
Alberto Lotação e Turismo4 Dr Wesley6 apaas Moreno Calçados 1 Camisetas3 piauieletro joyce5 honda6 PROCORDIS 2 Bio Eriberto5 Casa do Automóvel

JORNALISTA 292

Todos os artigos publicados, neste web site, são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do J292.

Desenvolvido por: Aroldo Santos – Soluções Web.