Publicidade  - piauieletro2

Política

Deputados piauienses tiram passaporte diplomático para mulher e filhos

O Dia   21/12/2017

Divulgação

clique para ver a foto em tamanho real

Deputados piauienses tiram passaporte diplomático para mulher e filhos

Documento é de uso restrito, autorizado somente para chefes e ministros de Estado, profissionais do Consulado e pessoas que precisem viajar em missão oficial.

 

Um levantamento feito pela reportagem de O Dia, junto ao Portal da Transparência da Câmara Federal, mostra que sete dos 10 deputados piauienses emitiram passaportes diplomáticos para seus familiares. O documento é de uso restrito a chefes e ministros de Estado, profissionais do Consulado e pessoas que, em razão do cargo que ocupam, precisam viajar em missão oficial representando o Brasil.

Segundo o Portal da Transparência, só este ano, parlamentares de todo o país tiraram 97 passaportes diplomáticos, mas apenas 27 são de fato para parlamentares. O restante foi emitido para mulheres, filhos e até mesmo para seguranças dos políticos. No Piauí, os deputados Marcelo Castro (MDB), Rodrigo Martins (PSB), Mainha (PP), Iracema Portela (PP), Júlio César (PSD), Heráclito Fortes (PSB) e Silas Freire (Podemos) são os que tiraram passaportes diplomáticos para seus familiares.

Em reportagem da imprensa nacional, o deputado Silas Freire aparece como um dos seis parlamentares brasileiros que mais tirou passaporte diplomático. Em 15 de julho de 2015, foram emitidos seis documentos: um para si próprio, um para sua esposa e um para cada um de seus quatro filhos. Os passaportes têm validade até 31 de julho de 2019.

Além dele, também possuem passaporte diplomático para a mulher e os filhos os deputados Marcelo Castro, Rodrigo Martins, Mainha, Iracema Portela e Júlio César. O deputado Heráclito Fortes possui passaporte para si mesmo e sua mulher. Já Assis Carvalho e Paes Landim têm apenas um passaporte diplomático emitidos em seu nome. O único parlamentar piauiense que não possui emissão do documento constante no Portal da Transparência é Átila Lira.

Segundo os dados da Câmara, o passaporte com data de emissão mais recente é o do deputado Assis Carvalho, tirado em 24 de outubro de 2017 com validade até 31 de julho de 2019. Todos os outros deputados emitiram seus documentos em julho de 2015, todos com igual validade para julho de 2019.

O outro lado

Procurado pela reportagem de O Dia, o deputado Silas Freire limitou-se a responder que não obteve nenhum privilégio quando fez a solicitação dos documentos em seu nome e no nome de familiares. “Se eu tirei é porque eu posso. Não tive privilégio nenhum com esse passaporte. Se soubesse, não teria nem tirado”, afirmou, aparentemente irritado.

Já o deputado Assis Carvalho disse que renovou seu passaporte porque havia uma viagem da comissão a qual integra na Câmara, mas que depois de ter o documento em mãos, a viagem acabou sendo suspensa. “Eu compreendo que se os deputados usaram passaporte diplomático dentro das regras da Câmara, não estarão cometendo qualquer irregularidade”.

Quem pode tirar passaporte diplomático

De acordo com o decreto do Palácio do Planalto, o passaporte diplomático é concedido somente ao Presidente, vice-presidente e ex-presidentes, ministros de Estado, ocupantes de cargos de natureza especial e aos titulares de Secretarias vinculadas à Presidência da República, governadores, funcionários de carreira de diplomata e atividade e aposentados, oficial de Chancelaria e aos vice-cônsules em exercício.

Somente as pessoas credenciadas pelo Ministério das Relações Exteriores podem ter o passaporte diplomático, quando em viagens de missões diplomáticas. Juízes brasileiros, ministros do STF, do Tribunal de Contas da União e dos Tribunais Superiores, além do Procurador-Geral da República também têm direito ao passaporte.

A concessão de passaporte diplomático ao cônjuge, companheiro ou companheira e aos dependentes das pessoas autorizadas para possui-lo, é regulada pelo Ministério das Relações Exteriores.

O parágrafo 3º do decreto estabelece que as pessoas não citadas nos incisos do artigo, como cônjuges e dependentes dos titulares, só poderão ter o passaporte diplomático em função de interesses do país. O passaporte, portanto, tem que estar vinculado à missão oficial do titular e terá validade somente pelo prazo que durar esta missão. Por meio de portaria, o Palácio do Itamaraty determina que o requerente do passaporte deverá demonstrar, no ato de solicitação do documento, que está exercendo ou exercerá atividade oficial em interesses do Brasil.

Comentar Enviar por e-mail Imprimir

Comentários:

Não há comentários para a matéria no momento.

Envie um comentário para a matéria.
Origem da mensagem: 54.242.250.208









Visual CAPTCHA


O JORNALISTA 292 não se responsabiliza pelas mensagens postadas como comentário das notícias, sendo estas de sua inteira responsabilidade, podendo, quando julgar algum comentário inadequado, inativá-lo ou excluí-lo de sua base de dados. Salvo confirmação de seus dados informados.

Mais Notícias:

:: Juiz do Trabalho determina prazo para o Município efetuar o pagamento dos salários aos Servidores da Secretaria de Saúde de Picos

:: Vídeo mostra tentativa de explosão em supermercado

:: Professores doam câmeras para escola após 3 roubos em menos de 15 dias no PI

:: Justiça determina retorno de 100% dos serviços de urgência e 60% das atividades regulares da Saúde

:: Polícia identifica autores de posts que chamavam policiais de "torturadores" no PI

:: Menino de 11 anos sai para comprar pão e desaparece no Centro de Teresina

:: Quatro pessoas morrem e duas crianças sobrevivem em acidente

:: TRE afasta vereador considerado analfabeto acusado de fraudar diploma e CNH

:: Aprovado projeto que obriga apenados a custearem monitoração eletrônica

:: Paredões de som serão permitidos no Corso de Teresina até a meia-noite

:: Sucessão de erros resultou em tragédia

:: Mais de 70% dos lojistas aprovam intervenção

:: HUT pede ajuda para encontrar família de paciente encontrado desacordado e sem documentos

:: 10 itens que não podem constar na lista de material escolar

:: Funcionários e vizinhos denunciam lotação e mau cheiro no IML

+ Geral

PICOS

Juiz do Trabalho determina prazo para o Município efetuar o pagamento dos salários aos Servidores da Secretaria de Saúde de Picos

13.01.2018

O despacho do Juiz Federal determina que que o Município apresente, no prazo de 48 horas, o débito atualizado

PICOS

Professores doam câmeras para escola após 3 roubos em menos de 15 dias no PI

13.01.2018

De acordo com a diretora, o equipamento custou R$ 1.585,00 e cada professor contribuiu com uma parte.

POLÊMICA

Justiça determina retorno de 100% dos serviços de urgência e 60% das atividades regulares da Saúde

13.01.2018

A decisão foi exposta em liminar em decorrência do movimento grevista deflagrado pelos trabalhadores

TERESINA

Menino de 11 anos sai para comprar pão e desaparece no Centro de Teresina

12.01.2018

O pai de Douglas, Gidevaldir Alexandre da Gama, 49 anos, é paraplégico e está hospedado em uma pensão

ACIDENTE

Quatro pessoas morrem e duas crianças sobrevivem em acidente

12.01.2018

Colisão frontal entre dois carros aconteceu próximo à cidade de Canto do Buriti na tarde de quinta-feira (11), quando um dos motoristas tentou desviar de buraco da pista.

CARNAVAL

Paredões de som serão permitidos no Corso de Teresina até a meia-noite

12.01.2018

Associação Piauiense de Amantes de Som Automotivo irá realizar um cadastro, autorizando a participação máxima de 30 paredões de som

TERESINA

Mais de 70% dos lojistas aprovam intervenção

12.01.2018

O CaminharTHE foi o primeiro passo para ações semelhantes no Centro da cidade

TERESINA

HUT pede ajuda para encontrar família de paciente encontrado desacordado e sem documentos

12.01.2018

Homem foi encontrado numa estrada perto do município de Nazária

EDUCAÇÃO

10 itens que não podem constar na lista de material escolar

12.01.2018

Se você tem filhos em idade escolar e está com dúvidas sobre quais materiais escolares comprar, a PROTESTE te ajuda. Confira a lista!

TERESINA

Funcionários e vizinhos denunciam lotação e mau cheiro no IML

11.01.2018

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí afirma que o IML tem capacidade para 74 corpos e hoje abriga 60. Servidores afirmam que algumas geladeiras estão com defeito.

ESPECIAIS

Editorial

Sucessão de erros resultou em tragédia

12.01.2018

Eita Piauí que não toma jeito!

publicidade livio4
honda6 Moreno Calçados 1 Casa do Automóvel eco Mahogany Alberto Lotação e Turismo4 Bio paoecafe9 joyce5 Dr Wesley6 apaas PROCORDIS 2

JORNALISTA 292

Todos os artigos publicados, neste web site, são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do J292.

Desenvolvido por: Aroldo Santos – Soluções Web.