Publicidade  - Bio

Política

Deputados piauienses tiram passaporte diplomático para mulher e filhos

O Dia   21/12/2017

Divulgação

clique para ver a foto em tamanho real

Deputados piauienses tiram passaporte diplomático para mulher e filhos

Documento é de uso restrito, autorizado somente para chefes e ministros de Estado, profissionais do Consulado e pessoas que precisem viajar em missão oficial.

 

Um levantamento feito pela reportagem de O Dia, junto ao Portal da Transparência da Câmara Federal, mostra que sete dos 10 deputados piauienses emitiram passaportes diplomáticos para seus familiares. O documento é de uso restrito a chefes e ministros de Estado, profissionais do Consulado e pessoas que, em razão do cargo que ocupam, precisam viajar em missão oficial representando o Brasil.

Segundo o Portal da Transparência, só este ano, parlamentares de todo o país tiraram 97 passaportes diplomáticos, mas apenas 27 são de fato para parlamentares. O restante foi emitido para mulheres, filhos e até mesmo para seguranças dos políticos. No Piauí, os deputados Marcelo Castro (MDB), Rodrigo Martins (PSB), Mainha (PP), Iracema Portela (PP), Júlio César (PSD), Heráclito Fortes (PSB) e Silas Freire (Podemos) são os que tiraram passaportes diplomáticos para seus familiares.

Em reportagem da imprensa nacional, o deputado Silas Freire aparece como um dos seis parlamentares brasileiros que mais tirou passaporte diplomático. Em 15 de julho de 2015, foram emitidos seis documentos: um para si próprio, um para sua esposa e um para cada um de seus quatro filhos. Os passaportes têm validade até 31 de julho de 2019.

Além dele, também possuem passaporte diplomático para a mulher e os filhos os deputados Marcelo Castro, Rodrigo Martins, Mainha, Iracema Portela e Júlio César. O deputado Heráclito Fortes possui passaporte para si mesmo e sua mulher. Já Assis Carvalho e Paes Landim têm apenas um passaporte diplomático emitidos em seu nome. O único parlamentar piauiense que não possui emissão do documento constante no Portal da Transparência é Átila Lira.

Segundo os dados da Câmara, o passaporte com data de emissão mais recente é o do deputado Assis Carvalho, tirado em 24 de outubro de 2017 com validade até 31 de julho de 2019. Todos os outros deputados emitiram seus documentos em julho de 2015, todos com igual validade para julho de 2019.

O outro lado

Procurado pela reportagem de O Dia, o deputado Silas Freire limitou-se a responder que não obteve nenhum privilégio quando fez a solicitação dos documentos em seu nome e no nome de familiares. “Se eu tirei é porque eu posso. Não tive privilégio nenhum com esse passaporte. Se soubesse, não teria nem tirado”, afirmou, aparentemente irritado.

Já o deputado Assis Carvalho disse que renovou seu passaporte porque havia uma viagem da comissão a qual integra na Câmara, mas que depois de ter o documento em mãos, a viagem acabou sendo suspensa. “Eu compreendo que se os deputados usaram passaporte diplomático dentro das regras da Câmara, não estarão cometendo qualquer irregularidade”.

Quem pode tirar passaporte diplomático

De acordo com o decreto do Palácio do Planalto, o passaporte diplomático é concedido somente ao Presidente, vice-presidente e ex-presidentes, ministros de Estado, ocupantes de cargos de natureza especial e aos titulares de Secretarias vinculadas à Presidência da República, governadores, funcionários de carreira de diplomata e atividade e aposentados, oficial de Chancelaria e aos vice-cônsules em exercício.

Somente as pessoas credenciadas pelo Ministério das Relações Exteriores podem ter o passaporte diplomático, quando em viagens de missões diplomáticas. Juízes brasileiros, ministros do STF, do Tribunal de Contas da União e dos Tribunais Superiores, além do Procurador-Geral da República também têm direito ao passaporte.

A concessão de passaporte diplomático ao cônjuge, companheiro ou companheira e aos dependentes das pessoas autorizadas para possui-lo, é regulada pelo Ministério das Relações Exteriores.

O parágrafo 3º do decreto estabelece que as pessoas não citadas nos incisos do artigo, como cônjuges e dependentes dos titulares, só poderão ter o passaporte diplomático em função de interesses do país. O passaporte, portanto, tem que estar vinculado à missão oficial do titular e terá validade somente pelo prazo que durar esta missão. Por meio de portaria, o Palácio do Itamaraty determina que o requerente do passaporte deverá demonstrar, no ato de solicitação do documento, que está exercendo ou exercerá atividade oficial em interesses do Brasil.

Comentar Enviar por e-mail Imprimir

Comentários:

Não há comentários para a matéria no momento.

Envie um comentário para a matéria.
Origem da mensagem: 54.224.133.152









Visual CAPTCHA


O JORNALISTA 292 não se responsabiliza pelas mensagens postadas como comentário das notícias, sendo estas de sua inteira responsabilidade, podendo, quando julgar algum comentário inadequado, inativá-lo ou excluí-lo de sua base de dados. Salvo confirmação de seus dados informados.

Mais Notícias:

:: Mais de 75% reprovam a gestão do prefeito Padre Walmir

:: Feminicídios em Teresina já ultrapassaram todos os casos de 2017 em mais de 30%

:: Candidatura de Mainha cresce e ganha novas adesões

:: Ex-prefeito de Lagoa do Sítio acusado de matar esposa é inocentado por júri popular

:: Espaço de beleza Neyva Cabelos é reinaugurado com a presença de clientes e amigos

:: Duas pessoas morrem em acidente envolvendo três veículos

:: Cinco servidores da UFPI são multados por responsabilidade em acúmulos de cargos

:: Professora tem carro roubado duas vezes em menos de 15 dias

:: Mecânico se entrega e é preso suspeito de matar esposa a facadas

:: PT do Piauí faz jogo profissional

:: O GRANDE DIA: Piauí Shopping Center inaugura hoje recheado de atrações

:: Piauí Shopping Center recebe visita de representantes do Senac Picos e sinalizam parceria

:: Piauí registra dez mortes por H1N1 e campanha de vacinação é prorrogada

:: Médicos de Teresina farão paralisação de dois dias

:: Dudu Nobre e Arthur Espíndola se apresentam em quatro cidades do Piauí

+ Geral

PREFEITO FRACO

Mais de 75% reprovam a gestão do prefeito Padre Walmir

21.06.2018

A Pesquisa do BrVox realizada foi realizada entre os dias 16 e 17 de junho

JUSTIÇA

Ex-prefeito de Lagoa do Sítio acusado de matar esposa é inocentado por júri popular

12.06.2018

O G1 não conseguiu contato com a família da vítima. Prefeito foi indiciado pela polícia como autor do homicídio contra Gercineide Monteiro em fevereiro de 2015.

Espaço de beleza

Espaço de beleza Neyva Cabelos é reinaugurado com a presença de clientes e amigos

12.06.2018

Neyva Cabelos atende as necessidades de beleza, com vários serviços

ACIDENTE

Duas pessoas morrem em acidente envolvendo três veículos

11.06.2018

Ambulância do município de Valença, caminhão e automóvel colidiram. Duas pessoas que estavam no carro morreram e três foram levadas para o Hospital de Urgência de Teresina.

PIAUÍ

Cinco servidores da UFPI são multados por responsabilidade em acúmulos de cargos

08.06.2018

Servidores da administração superior desde 2011 foram declarados culpados por não terem investigado servidores que acumulavam cargos na instituição e em outros lugares. UFPI vai recorrer.

POLÍCIA

Professora tem carro roubado duas vezes em menos de 15 dias

08.06.2018

Na primeira vez, o veículo foi encontrado na cidade de Timon, Maranhão.

POLÍCIA

Mecânico se entrega e é preso suspeito de matar esposa a facadas

07.06.2018

De acordo com o delegado Maikon Kaestner, o suspeito confessou o crime e disse que não lembra do momento que desferiu as 26 facadas

Piauí Shopping Center

O GRANDE DIA: Piauí Shopping Center inaugura hoje recheado de atrações

07.06.2018

De acordo com a programação de inauguração, a partir das 15:00h começa a solenidade com recepção das autoridades e convidados

Senac Picos

Piauí Shopping Center recebe visita de representantes do Senac Picos e sinalizam parceria

06.06.2018

A visita ao Piauí Shopping também objetivou a possibilidade da realização, nas dependências do shopping do evento denominado de Senac Open

SHOW

Dudu Nobre e Arthur Espíndola se apresentam em quatro cidades do Piauí

05.06.2018

A parceria entre Dudu Nobre e Arthur Espíndola estreou no palco do Theatro da Paz em julho de 2017 com um formato mais intimista

ESPECIAIS

Editorial

PT do Piauí faz jogo profissional

07.06.2018

Se os aliados fazem tanta questão da aliança com o PT para a eleição de deputado, o partido pode até ceder, desde que os aliados não briguem

publicidade apaas
Casa do Automóvel Alberto Lotação e Turismo4 PROCORDIS 2 Bio honda6 apaas Moreno Calçados 1 eco Dr Wesley6 piauieletro Camisetas3 Eriberto5

JORNALISTA 292

Todos os artigos publicados, neste web site, são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do J292.

Desenvolvido por: Aroldo Santos – Soluções Web.