Publicidade  - hONDA

CARTA ABERTA

Carta aberta ao prefeito de Picos Walmir de Lima

Douglas Nunes   14/09/2015

Sou um cidadão, senhor prefeito, que busca desafios. Adoro desafios, apesar das barreiras

 

Sr. prefeito

Como cidadão que se preocupa com os rumos que a cidade vai tomando, sobretudo a situação de abandono que se encontra a nossa periferia é que me atrevo a dirigir estas linhas. Mas eu sou um artista, sou Roteirista e Diretor de filmes e não posso deixar de falar também sobre os problemas que envolve a nossa classe. Eu me preocupo com o Cinema e com as ruas da periferia. Parece aos seus olhos ser uma contradição. Eu sou assim mesmo, sou um morador de Picos e por isso analítico, em qualquer situação e momento!

Mas vamos por partes:

Atualmente, estamos gravando o Longa Metragem de época:  “O Diário de Enoe”, que resgata a história da jovem mártir picoense Enoe Santos Nunes e retrata também a passagem da Coluna Prestes por Picos no ano de 1927.  

Para quem não conhece a história de Enoe, algumas interrogações o deixa curioso: --Quem foram os Legalistas? Qual o envolvimento de Elizeu Pereira Nunes (Pai de Enoe e prefeito de Picos de 1930/1031 e de 1933/1035) com a Coluna Prestes?  O que aconteceu em Dezembro de 1938 na cidade de Picos? Que drama envolvia um senhor de nome João de Alvino e que Enoe o visitava frequentemente?  Porque o padre José, na época, pediu a Elizeu Pereira Nunes que Enoe fosse enclausurada?  Houve mesmo a exumação de seus restos mortais por três padres na década de cinquenta e levado para lugar não conhecido...? E porque a igreja picoense na época se posicionou contra?

Só esses questionamentos, senhor prefeito, já são necessários e de uma relevância muito grande para o conhecimento da nossa história... Acontecimentos que todos nós piauienses devemos compreender. Conhecer o fenômeno Enoe e descobrir a realidade dos fatos e assim entender a nossa história no início do século XX.

Faço cinema não somente por hobby, mas por amor à Arte, à Cultura; É uma obsessão! Está no sangue e por isso é difícil deixar de fazer.  Creio ter nascido com esse propósito, portanto, vou continuar até quando Deus o permitir.

Mas fazer cinema requer também determinação, exige disposição, esforço!  Não basta ter somente a câmera. Quantos possuem uma câmera engavetada... Empoeirada.

É preciso Atitude!  Coragem!

Por quê coragem?  Porque é impossível que se faça cinema sem dinheiro.  E dinheiro é uma coisa que não tenho... Mas estamos fazendo... Fazer cinema é como subir uma montanha íngreme sem equipamento algum! Se tiver coragem e ousadia, conseguirá escalar e lá no alto, no final da escalada, levantar a bandeira da vitória. Essa produção é  histórica e ganhará as telas dos grandes cinemas, é esperar pra ver!

Sou também escritor. O senhor já deu provas claras que também não deseja “investir”  com as propostas de Edição de livros de autores picoenses. Ou seja, não reconhece os escritores de Picos. Logo, literatura em Picos não existe!

Ora, senhor prefeito, toda Administração Municipal que se preza de assim o ser, tem, ou deve ter, um programa centralizada na Secretaria de Cultura para a publicação de livros de autores picoenses quando da edição de eventos Culturais.

Se na promoção de um evento de tal amplidão como a que aconteceu recentemente, não investe na publicação e exposição de livros de autores locais... O que esperar dessa Administração?  O senhor não pode ter esse pensamento:  — Cultura pra quê? Se o povo gosta de pão e circo!  O seu governo, senhor prefeito Walmir de Lima,  já deu sinais claros de que não apoiará qualquer manifestação sobre Áudiovisual na região de Picos, literatura então...

Sou um cidadão, senhor prefeito, que busca desafios. Adoro desafios, apesar das barreiras e da dor que  isso provoca.  Mas, quanto mais elas existam, mais forças tenho de superá-las e buscar alcançar  o êxito. O reconhecimento é apenas uma consequência!

No entanto, conservo ainda as minhas convicções de que a vossa Administração no que diz respeito ao assunto Cultura, faça as reformas antes prometida de forma de libertação, de desenvolvimento e de progresso social.  Compreendo que a Cultura é prioritária como alavanca de transformação de uma sociedade.  Compreendo que um povo sem cultura será sempre um povo reprimido, sem voz, sem identidade, sem vez e que não se conhece como cidadão para poder reivindicar seus direitos civis e políticos, então, como esse mesmo povo poderá registrar em seus anais o conhecimento e assim compreender a sua identidade na evolução de sua Comunidade?

Por meses me calei, (ou por anos, melhor dizendo, desde quando o prefeito era aquele renunciante, aquele mesmo que abandonou a cidade de Picos por cargos melhores e ganhos melhores) acreditando nas promessas antes anunciada. Mas não poderei mais me manter calado. Estarei a partir de agora, sendo aquele que busca os direitos dos cidadãos de Picos.  Por isso, já vou logo dizendo, que a vossa administração muito deve à Cultura em nossa cidade e não pode mais permanecer como está, sem a atenção aos nossos artistas, atores e autores, escritores, poetas e aos cineastas. Pois, sendo a Cultura um bem social, deve ter a prioridade no meio social, e até agora, passados as vossas promessas de apoio à Literatura e ao Cinema, não vejo isso acontecer, apesar dos insistentes pedidos, sem obter qualquer resposta. A única obtida, senhor prefeito, é o vosso silêncio de quando mal chego à antesala de seu gabinete e logo informado por seu secretário (antes tão solidário),  de que não nos receberá!  Isso não me constrange, ao contrário, deixa-nos a todos muito a vontade.

Outra coisa me constrange!  A de ver suspeitada a minha ação de crítico e toda obra de esforço que temos empreendido, todas as chances de premiação à nossa cidade através das obras produzidas, (sem a dependência dos órgãos públicos)  entre as primeiras no fruto de edificação cultural do cinema, todas as extensões que os mais variados autores tem promovido e depois, vê-las perdidas como algo inútil e vão!

Mas elas não estarão perdidas!  O Cinema é Eterno!  Até a sua Administração passará, mas a história do Cinema em Picos permanecerá e contará no futuro uma história com frutos da Verdade em que não tomarás parte! O cinema em Picos já teve seus frutos. O longa metragem “Intolerância e Paixão”, super premiado em São Paulo no ano de 2014, com o troféu Graça Aranha para Melhor Roteiro e Melhor Atriz Coadjuvante. Imagine, senhor prefeito, nunca recebemos qualquer manifestação de apoio de Vossa Excelência. Isso é que é gostar de Cultura!

Mesmo que hoje, assistamos as oportunidades de reconhecimento de um trabalho artístico em Picos, ser desvalorizada, e no entanto, reconhecida noutros lugares, isso também acontecerá  no futuro! Se hoje é extremamente paradoxal e despropositado, (para o Ilmo. Sr.) amanhã será elogiado e prestigiado como algo positivo e eterno. Eu acredito nisso!

Já foram investidos somente para o filme “O Diário de Enoe”, por minha própria conta e despesa, através de Bingos, etc., mais de R$14.000,00 (Catorze mil reais). E darei prosseguimento a esse investimento, promovendo Bingos, Sorteios, empréstimos e a ajuda de cidadãos picoenses que acreditam e confiam nas produções cinematográficas. 

Não mais o incomodarei, senhor prefeito. Acabei falando demais sobre a nossa Cultura. Falar um pouco sobre os problemas sociais que tanto defendias e parece ter esquecido.

Lastimo que tenhas esquecido da nossa periferia. Lastimo quando demonstrar tanta alegria nas suas entrevistas, como se tudo estivesse a mil maravilhas na cidade de Picos. Na verdade, não está! O povo picoense sofre. Seus rostos demonstram a dor da alma. Ainda mais agora que a crise promovida por vosso partido vem sacrificar ainda mais o nosso povo!  Deverias chorar, ou lamentar como lamentam os que vivem nas periferias, muitos  em casas humildes, muitos sem terem água encanada, muitos sequer o caminhão do lixo (isso é um luxo) passe... Muitos vivem em ruas extremamente desiguais à que tu moras. Muitos sem luz em suas casas...

Visite a periferia, senhor prefeito. Mas eu disse PERIFERIA e não as ruas dos bairros.   Talvez não tenhas culpa... Tem pouco tempo na prefeitura, -- pode alguém albuém. Mas já era vice-prefeito e como vice poderias sim fazer, e não fez!  Mas agora tu és prefeito, então tem a responsabilidade, o Dever, a Obrigação. O Direito é do povo!

É para lá que tenho levado o Cinema, a Cultura e eu mesmo choro, por ver a alegria estampada no rosto das crianças, a alegria deles e dos que desejam saber mais...

Sei o quanto a Secretaria de Cultura deseja fazer. Mas que adianta ter poder e não ter FORÇA... Ou ter força mas não ter PODER?  Isso é desolador para uma secretária!

Portanto, não se trata propriamente da falta de dinheiro nos cofres públicos, e como se vê não cabe mais estagnarmos no impasse dessa justificativa que não convence mais ninguém.

Finalizando, reafirmo que o Cinema não promoverá votos, mas Cultura!  E só ele é suficiente para uma dimensão infinita num universo de possibilidades a serem desenvolvidas, ampliadas e visualizadas; Hoje é de reconhecimento Nacional e amanhã, quem sabe...

Respeitosamente,

Douglas Nunes

cidadão de Picos-PI.

 

Comentar Enviar por e-mail Imprimir

Comentários:

Picoense

18.09.2015 / 09:42:35

amanda_mel_68@hotmail.com

Luana, não estou criticando os artistas que estavam lá eu vi as fotos estou criticando a estrutura q nos outros bairros a estrutura foi grande e na morada do sol foi em cima de um caminhão, se tem estrutura para um bairro tem que ter para todos

Luana Moura

15.09.2015 / 00:08:54

lumoura1435@gmail.com

Veja aía "Amanda": Isso comprova a presença do prefeito. Sem falar que os artistas que passaram por lá como Chaguinha Bala, Natã do Arrocha e Rômulo Júnior não deixam a desejar comparado a outros artistas. Ah, e só lembrando o Chaguinha estava lá. http://www.picos.pi.gov.br/galerias/aniversario-do-bairro-morada-do-sol/

Alberto Nunes

14.09.2015 / 16:40:42

albertonunes77@hotmail.com

Prefeito desse nível o país está cheio... Para começar ele não representa ninguém, porque não obteve votos. O prefeito que saiu foi quem teve votos e foi para um cargo mais rentável (indicado claro, sem os devidos méritos). O vice é apenas um boneco que também entrou sem mérito, e apenas quer ganhar dinheiro com o alto salário e penduricalhos, fazer o pé de meia. Como padre ficaria sempre a rezar missas e jamais ficaria rico. E também nunca será político porque já demonstrou...

Picoense

14.09.2015 / 10:24:29

amanda_mel_68@hotmail.com

Parabéns, belíssimo texto,o prefeito deixa muito a desejar com a periferia prova disso foi o aniversário do Bairro Morado do Sol, foi muito diferente dos festejos do pantanal, cohab, torrões em termo de estrutura e apoio não vi nenhum assessor da prefeitura ou vereador por lá o palco foi em cima de caminhão, os cantores não foi robson farra ou outros foram cantores da terra como chaguinha bala mas mesmo asssim aquele povo daquele bairro fizeram a festa muito bonita

Envie um comentário para a matéria.
Origem da mensagem: 50.19.34.255









Visual CAPTCHA


O JORNALISTA 292 não se responsabiliza pelas mensagens postadas como comentário das notícias, sendo estas de sua inteira responsabilidade, podendo, quando julgar algum comentário inadequado, inativá-lo ou excluí-lo de sua base de dados. Salvo confirmação de seus dados informados.

Mais Notícias:

:: Professores do Estado deliberam sobre greve geral no Piauí

:: Bancários suspendem serviços e fazem atos em agências nesta segunda (19)

:: Estudante de 17 anos morre ao sofrer descarga elétrica em celular

:: Servidores Municipais de Picos protestam na sessão de abertura da Câmara de Vereadores

:: PM decide por expulsão de capitão acusado de matar namorada em Teresina

:: Líder de seita é investigada por trabalho escravo e exploração sexual de menores

:: Festa de Formatura

:: “Carnaval em Todo Canto”: Prefeitura de Teresina divulga programação dos bailes e blocos

:: MPPI recomenda que prefeituras em atraso com pagamento de servidores não apliquem recursos públicos em festas carnavalescas

:: Prefeitura de União planeja fechar quase metade das escolas da cidade

:: Bandidos dopam filhote de cachorro para invadir loja

:: ONG classifica deputado federal Assis Carvalho como pior político do Piauí

:: Solto por bom comportamento o ex-tenente do Exército que matou Iarla Barbosa

:: Cerca de R$ 600 mil já foram levados dos bancos em assaltos no Piauí em 2018

:: Julgamento de Assis Carvalho no TRF1 já tem data marcada para ser retomado

+ Opinião

ARTIGO

Piauí é o 2° pior estado em saneamento

14.12.2017

E nem adianta usar a surrada desculpa de que obras de saneamento são muito caras e o orçamento estatal é apertado.

ARTIGO

Expectativa de vida

06.12.2016

No Piauí, só não se morre primeiro porque o Maranhão fez o favor de passar adiante

ARTIGO

Lambendo a rapadura

25.05.2016

O projeto eleitoral do governador para 2018 exclui, portanto, o senador Ciro Nogueira e a vice-governadora Margarete Coelho

LUTO

Homenagem: Um jogo de Leonardo pelo Blog do Torcedor

02.03.2016

Um exibição que talvez seja a maior do jogador com a camisa rubro-negra.

LUTO

Leonardo e o ano mágico de 1994

02.03.2016

Ex-atacante foi campeão pernambucano e da Copa do Nordeste, além de comandar Sport em jogos memoráveis naquela temporada

ARTIGO

Obrigado por me deixar ver a história, Leonardo

02.03.2016

Não tenho todos os gols de Leonardo na cabeça, todavia os mais marcantes estão vivos na mente,

OPINIÃO

Escolas da rede estadual estão caindo aos pedaços no Piauí

16.02.2016

Uma das escolas que está prestes a cair é a Unidade Escolar Monsenhor Bonson na cidade de Água Branca

ARTIGO

Um Comitê contra o Crime

28.01.2016

A iniciativa do governo é oportuna. O combate à violência não é papel apenas do aparelho policial, isoladamente.

ARTIGO

O governo contra-ataca

06.01.2016

Mas vejamos o que o auxílio-moradia realmente importa para o ajuste fiscal.

ARTIGO

O que nos dizem as prisões

26.11.2015

Para o cidadão de bem, se é partido A ou B, não importa. O que importa é que seja preso e punido quem usa do poder e das facilidades

ESPECIAIS

Editorial

Festa de Formatura

09.02.2018

Era impressionante a luminosidade daquela festa feliz atrelada à grandiosidade do espaço

publicidade joyce6
apaas honda6 eco paoecafe9 Eriberto5 Bio Mahogany Dr Wesley6 Moreno Calçados 1 Casa do Automóvel Camisetas3 MARA4

JORNALISTA 292

Todos os artigos publicados, neste web site, são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do J292.

Desenvolvido por: Aroldo Santos – Soluções Web.