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ARTIGO

A caixa preta do Porto de Mariel

Zózimo Tavares   01/09/2015

Além disso, há situações como a do porto de Luís Correia, lembrada pelo deputado Heráclito Fortes, cuja conclusão foi prometida pelos presidentes Lula e Dilma

 

 

O deputado federal Heráclito Fortes (PSB) postou em sua página no Facebook: "Em fevereiro de 2014, escrevi  artigo, veiculado no Blog do Noblat, e naquela época já questionava a facilidade como o Brasil entrou de peito aberto no investimento para a construção do Porto de Mariel, o que parecia para mim, um fato realmente intrigante. 

"Raro ver projeto que tenha andado tão rápido como o Porto de Mariel - das negociações comerciais e diplomáticas até a execução da obra", disse no artigo.

Pois bem. O tempo passou e entre muitas atrapalhadas do PT (pra não dizer outra coisa), eis que o assunto volta ao noticiário através de reportagem da revista Época com informações de dois inquéritos do Ministério Público Federal que apuram indícios de irregularidades na concessão de empréstimos do BNDES para a construção do porto cubano. E exatamente há pouco dias, embora tenha sido contestado por companheiros do meu Estado durante audiência pública na Câmara dos Deputados em que se debatia as obras do Porto de Luís Correia, eu continuo firme nas minhas convicções e cada vez mais convencido de que o Porto de Mariel é uma caixa preta de surpresas não tão boas. O fato é que, como disse na época no artigo, por menos da metade do que foi investido no Porto de Mariel, daria para construir o tão esperado Porto de Luís Correia, no Piauí, uma injustiça que já dura 40 anos."

De fato, a obra do porto de Cuba, financiada pelo Brasil, pode ter de tudo, menos transparência. O governo brasileiro ainda não apresentou argumentos convincentes sobre a necessidade de se carrear um bilhão para o porto cubano sem apontar qual é o benefício que o Brasil terá com o investimento. Toda a operação foi feita debaixo de grande sigilo.

O Brasil mandou os recursos para Mariel como se estivesse nadando em dinheiro e também não tivesse graves e urgentes a resolver em seus próprios portos, quase todos com infraestrutura logística comprometida e necessitando de obras e ações para atender às necessidades atuais da comercialização internacional.

Além disso, há situações como a do porto de Luís Correia, lembrada pelo deputado Heráclito Fortes, cuja conclusão foi prometida pelos presidentes Lula e Dilma, em praça pública, mas esquecida, pelo visto, em favor do porto de Cuba.

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