Publicidade  - fotomarques

ARTIGO

Cenário Atual do Mercado Advocatício

Sebastião Rodrigues Junior   11/08/2015

Divulgação

clique para ver a foto em tamanho real

Sebastião Rodrigues Junior

Por fim, aconselho a seguir alguns requisitos exigidos atualmente no mercado competitivo

 

A advocacia é uma profissão encantadora e tradicional, seja no Brasil ou no resto do mundo. Muitos já nascem com o sonho de se tornarem advogados. Não é a toa que o Brasil é o terceiro lugar no ranking dos países que mais formam advogados no mundo. Além disso, na ordem dos Advogados do Brasil (OAB) há mais de 850 mil inscritos e este aumento de inscritos de advogados acabou saturando de certa forma o mercado, mas ao mesmo tempo começa a surgir novas características e habilidades dos novos profissionais que os ajudam e muito a se destacarem em meio à multidão. Destaco, ainda, que o País terá 1,1 milhão de advogados em 2018, conforme os últimos levantamentos realizados acerca desta temática.

Nesse sentido e sem desespero, os novos advogados devem ter perfis estratégicos, proativos, multifacetados e com pleno entendimento dos negócios das organizações que atuam ou desejam atuar, afinal de contas é a advocacia e seus advogados que desempenham um papel essencial na sociedade, inclusive, como determinado pelo artigo 133 há mais de 20 anos pela Constituição brasileira. Nesse artigo os advogados são indispensáveis à administração da justiça.

Com a devida lucidez percebemos que neste cenário de saturação, diversas empresas eliminaram a área jurídica de suas organizações para contratarem escritórios externos para tratar de tais assuntos – uma oportunidade mais recente de que área seguir dentro da advocacia. Hoje, o advogado pode escolher entre a área pública, ainda a mais escolhida pela segurança de trabalho e, a área privada, que está crescendo e trazendo novas oportunidades cada vez mais. Nesse último ramo, em especial que atuo, por exemplo, um advogado pode ter sua própria banca, pode trabalhar associado em algum escritório de nome e pode trabalhar como advogado em empresas não-jurídicas. Outras áreas que são tendência na advocacia são o marketing jurídico e a área administrativa e financeira. É evidente que o mercado de advocacia está mais competitivo e escasso, o que é também uma preocupação da própria OAB; entretanto, ainda, há espaço para crescimento e posso afirmar que o mercado é e será promissor, ainda, por muitas e muitas décadas, havendo sempre oportunidade para àquele que esteja preparado. Será cada vez mais necessário que o advogado para garantir sua relevância dentre os demais no mercado, tenha persistência, estudo constante e muito esforço para superar os desafios deste nobre caminho.  Não poderemos nos limitar somente a atualização e preparo acadêmico, teremos que nos capacitar além do universo jurídico; devemos buscar leitura dos mais diversos assuntos e visão de mundo globalizado, ultrapassar o marco da excelência técnica, adquirir ou aprimorar a capacidade de gerir, se inter-relacionar, ser líder e voz ativa diante dos mais variados temas que a sociedade estabeleça o diálogo. Outro aspecto interessante, de abordagem, é que se antigamente os advogados deviam se mudar para os grandes centros para procurarem melhores oportunidades de emprego, hoje em dia cidades mais distantes são bons lugares para se trabalhar, principalmente pela presença de grandes empresas de agronegócio, energia, recursos naturais, meio ambiente e infraestrutura. Entretanto, não resta dúvida alguma, que as áreas mais concorridas ainda são os concursos públicos e, nas esferas privadas, a área cível e trabalhista. Ainda hoje 90% dos estudantes de advocacia entram no curso de Direito desejando ser aprovados em instituições públicas para trabalhar.  Outro fator importante é a tentativa do advogado de se destacar em meio a tantos outros; pois, há muitos profissionais dentro da advocacia, mas nem todos possuem boa formação e trabalham bem. Assim, quem conseguir ir melhor na área será requisitado sempre e conseguirá crescer no meio da advocacia. Para isso, o advogado deva ter conhecimento do mercado em que está se inserindo, trabalhando e procurando crescer e também deva fazer estudo direcionado a tais áreas, especializando-se.

Por fim, aconselho a seguir alguns requisitos exigidos atualmente no mercado competitivo: realizar trabalho em equipe, saber lidar com trabalho sob pressão e estresse, pra atividade, demonstrar interesse por novos olhares e estudos, especialização em uma ou algumas mais áreas, entre outros.   Lembrar sempre que “na Advocacia não tem Segundo lugar. Ou você ganha ou você perde. Muitas pessoas não têm esse perfil de coragem que a Advocacia exige” (Adelmo Emerenciano – Advogado).

Sebastião Rodrigues Junior, Advogado e Secretário Geral da OAB-PI

Comentar Enviar por e-mail Imprimir

Comentários:

Não há comentários para a matéria no momento.

Envie um comentário para a matéria.
Origem da mensagem: 107.22.127.78









Visual CAPTCHA


O JORNALISTA 292 não se responsabiliza pelas mensagens postadas como comentário das notícias, sendo estas de sua inteira responsabilidade, podendo, quando julgar algum comentário inadequado, inativá-lo ou excluí-lo de sua base de dados. Salvo confirmação de seus dados informados.

Mais Notícias:

:: Idosa é encontrada morta com sinais de estupro dentro de casa no PI

:: "Precisa ser investigado", diz médico que atendeu menina dopada em bombom

:: Parede de casa desaba, mata mulher e deixa homem ferido no PI

:: MPF entra com ação contra o governo do Piauí para proibir jogos lotéricos

:: Quadrilha arromba cofre de agência do BB em Batalha

:: Criança é dopada após comer bombom no interior do Piauí; 2º caso investigado

:: IBGE lança segundo edital com mais 1.173 vagas para o Piauí

:: Piauí tem dois lotes arrematados em leilão da Aneel e investimentos chegam a R$ 80 milhões

:: Suspeito de assaltar banco no Piauí é preso um ano após o crime

:: Governo decreta emergência em 516 km de estradas estaduais no cerrado piauiense

:: Piauí recebe profissionais do Mais Médicos nesta terça, 25

:: Artesãos de Teresina vão expor seus trabalhos no Piauí Moda House

:: Velocidade máxima na Avenida Lindolfo Monteiro começa a valer na quarta (26)

:: Calçamento de 35 ruas garante mais mobilidade no Parque Universitário

:: Secretaria de Administração recebe representantes do Sindserm para discutir reivindicações de classe

+ Opinião

ARTIGO

Expectativa de vida

06.12.2016

No Piauí, só não se morre primeiro porque o Maranhão fez o favor de passar adiante

ARTIGO

Lambendo a rapadura

25.05.2016

O projeto eleitoral do governador para 2018 exclui, portanto, o senador Ciro Nogueira e a vice-governadora Margarete Coelho

LUTO

Homenagem: Um jogo de Leonardo pelo Blog do Torcedor

02.03.2016

Um exibição que talvez seja a maior do jogador com a camisa rubro-negra.

LUTO

Leonardo e o ano mágico de 1994

02.03.2016

Ex-atacante foi campeão pernambucano e da Copa do Nordeste, além de comandar Sport em jogos memoráveis naquela temporada

ARTIGO

Obrigado por me deixar ver a história, Leonardo

02.03.2016

Não tenho todos os gols de Leonardo na cabeça, todavia os mais marcantes estão vivos na mente,

OPINIÃO

Escolas da rede estadual estão caindo aos pedaços no Piauí

16.02.2016

Uma das escolas que está prestes a cair é a Unidade Escolar Monsenhor Bonson na cidade de Água Branca

ARTIGO

Um Comitê contra o Crime

28.01.2016

A iniciativa do governo é oportuna. O combate à violência não é papel apenas do aparelho policial, isoladamente.

ARTIGO

O governo contra-ataca

06.01.2016

Mas vejamos o que o auxílio-moradia realmente importa para o ajuste fiscal.

ARTIGO

O que nos dizem as prisões

26.11.2015

Para o cidadão de bem, se é partido A ou B, não importa. O que importa é que seja preso e punido quem usa do poder e das facilidades

ARTIGO

Governo quer dobrar o TCU

07.10.2015

O ministro do TCU que vem sendo bombardeado pelo governo e pelo PT já presidiu a Corte

ESPECIAIS

Editorial

Afinal, para que serve o Tribunal de Contas?

28.03.2017

A decisão foi tomada após o governo alegar a existência de situação que poderia prejudicar a segurança jurídica

publicidade Bio
Germano Copias4 apaas Moreno Calçados 1 Brilhante4 Kildary6 Moral Alberto Lotação e Turismo4 Bio helio pulga4 piauieletro PROCORDIS 2 Germano4

JORNALISTA 292

Todos os artigos publicados, neste web site, são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do J292.

Desenvolvido por: Aroldo Santos – Soluções Web.