Publicidade  - hONDA

ARTIGO

A Advocacia Piauiense na Vanguarda

Willian Guimarães   11/08/2015

Divulgação

clique para ver a foto em tamanho real

Willian Guimarães

Atualmente, a advocacia conta com mais de 100 Salas dos Advogados em todo o Estado

 

Nos últimos anos, a Seccional Piauiense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tem contribuído para colocar o Piauí no mapa de maneira positiva para todo o Brasil. Graças à boa gestão realizada no âmbito local, os advogados piauienses têm galgado excelentes espaços no cenário jurídico nacional, deixando indelével as marcas da competência e capacidade de trabalho da advocacia local.

Pela primeira vez na história da Instituição, temos um advogado piauiense à frente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, o colega Marcus Vinicius Furtado Coêlho. Outro destaque foi a escolha do Desembargador Kassio Nunes Marques para compor o TRF-1ª Região. Foi assim também na escolha de dois piauienses que compuseram lista para o Superior Tribunal de Justiça, os advogados Mário Roberto de Araújo e Roberto Gonçalves Freitas Filho.

Recentemente, tivemos a aprovação do advogado Norberto Campelo para compor o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão de cúpula do Poder Judiciário, o que representa uma vitória tanto da advocacia quanto da sociedade piauiense. A presença de um piauiense é a garantia que teremos um diálogo mais fácil e franco com o CNJ, no sentido de contribuir para uma melhor estrutura do Judiciário estadual e, certamente, para uma gestão mais eficiente dos recursos existentes.

Temos cobrado constantemente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) a realização de concurso público para magistrados e serventuários, além da conclusão de processo seletivo para juízes leigos e conciliadores. A estrutura do judiciário piauiense é a mesma de 20 anos. Exatamente por isso, o Piauí figura nas últimas posições nas estatísticas de produtividade do CNJ. Por trás desses números existem pessoas que batem às portas da Justiça e não têm obtido a resposta em tempo razoável, com evidente prejuízo à efetivação dos direitos e garantias fundamentais em nosso Estado.

Estivemos recentemente reunidos com o Ministro Ricardo Lewandowski, presidente do STF e do CNJ, a fim de solicitar o apoio do órgão na resolução de problemas históricos do judiciário piauiense, além da implantação do processo eletrônico no âmbito da Justiça do Piauí, em especial na capital e nas cidades que já possuem melhor acesso à internet.

São inúmeras as conquistas institucionais, que só foram possíveis em virtude do trabalho diligente e voluntário dos advogados e advogados que integram as Comissões da Temáticas da OAB-PI. Por meio delas, diversos temas puderam ser tratados pela Seccional, trazendo benefícios diretos aos profissionais da advocacia e à sociedade. Entre elas, a vitória do ISS no município de Teresina e a decisão da Justiça Federal que garante a adoção de medidas para a implementação do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.

Atualmente, a advocacia conta com mais de 100 Salas dos Advogados em todo o Estado, localizadas nos Fóruns, Juizados Especiais, Delegacias e Penitenciárias. Além disso, seis Subseções da Ordem possuem sede própria e as demais estão fixadas em prédios dignos, totalmente estruturadas, possibilitando o atendimento e qualificação jurídica dos advogados que militam no litoral e interior do Estado. Em Teresina, entregaremos o Centro Cultural da OAB-PI em setembro próximo, que possibilitará a instalação de uma nova Biblioteca e Sala de Estudo, do Núcleo de Apoio ao Jovem Advogado, da Câmara de Mediação e Arbitragem e da ampliação da Escola Superior de Advocacia do Piauí, com novas salas de aula e, consequentemente, novos cursos.

Temos a consciência de que este deve ser um trabalho permanente da Ordem, a fim de que possamos exercer o importante papel de porta-voz da cidadania brasileira. Estamos atentos às necessidades da advocacia piauiense e não mediremos esforços para oferecer ao advogado piauiense uma estrutura adequada para o cumprimento do seu mister.

Viva a advocacia piauiense!

Willian Guimarães, Advogado e Presidente da OAB-PI

Comentar Enviar por e-mail Imprimir

Comentários:

Não há comentários para a matéria no momento.

Envie um comentário para a matéria.
Origem da mensagem: 50.19.34.255









Visual CAPTCHA


O JORNALISTA 292 não se responsabiliza pelas mensagens postadas como comentário das notícias, sendo estas de sua inteira responsabilidade, podendo, quando julgar algum comentário inadequado, inativá-lo ou excluí-lo de sua base de dados. Salvo confirmação de seus dados informados.

Mais Notícias:

:: Professores do Estado deliberam sobre greve geral no Piauí

:: Bancários suspendem serviços e fazem atos em agências nesta segunda (19)

:: Estudante de 17 anos morre ao sofrer descarga elétrica em celular

:: Servidores Municipais de Picos protestam na sessão de abertura da Câmara de Vereadores

:: PM decide por expulsão de capitão acusado de matar namorada em Teresina

:: Líder de seita é investigada por trabalho escravo e exploração sexual de menores

:: Festa de Formatura

:: “Carnaval em Todo Canto”: Prefeitura de Teresina divulga programação dos bailes e blocos

:: MPPI recomenda que prefeituras em atraso com pagamento de servidores não apliquem recursos públicos em festas carnavalescas

:: Prefeitura de União planeja fechar quase metade das escolas da cidade

:: Bandidos dopam filhote de cachorro para invadir loja

:: ONG classifica deputado federal Assis Carvalho como pior político do Piauí

:: Solto por bom comportamento o ex-tenente do Exército que matou Iarla Barbosa

:: Cerca de R$ 600 mil já foram levados dos bancos em assaltos no Piauí em 2018

:: Julgamento de Assis Carvalho no TRF1 já tem data marcada para ser retomado

+ Opinião

ARTIGO

Piauí é o 2° pior estado em saneamento

14.12.2017

E nem adianta usar a surrada desculpa de que obras de saneamento são muito caras e o orçamento estatal é apertado.

ARTIGO

Expectativa de vida

06.12.2016

No Piauí, só não se morre primeiro porque o Maranhão fez o favor de passar adiante

ARTIGO

Lambendo a rapadura

25.05.2016

O projeto eleitoral do governador para 2018 exclui, portanto, o senador Ciro Nogueira e a vice-governadora Margarete Coelho

LUTO

Homenagem: Um jogo de Leonardo pelo Blog do Torcedor

02.03.2016

Um exibição que talvez seja a maior do jogador com a camisa rubro-negra.

LUTO

Leonardo e o ano mágico de 1994

02.03.2016

Ex-atacante foi campeão pernambucano e da Copa do Nordeste, além de comandar Sport em jogos memoráveis naquela temporada

ARTIGO

Obrigado por me deixar ver a história, Leonardo

02.03.2016

Não tenho todos os gols de Leonardo na cabeça, todavia os mais marcantes estão vivos na mente,

OPINIÃO

Escolas da rede estadual estão caindo aos pedaços no Piauí

16.02.2016

Uma das escolas que está prestes a cair é a Unidade Escolar Monsenhor Bonson na cidade de Água Branca

ARTIGO

Um Comitê contra o Crime

28.01.2016

A iniciativa do governo é oportuna. O combate à violência não é papel apenas do aparelho policial, isoladamente.

ARTIGO

O governo contra-ataca

06.01.2016

Mas vejamos o que o auxílio-moradia realmente importa para o ajuste fiscal.

ARTIGO

O que nos dizem as prisões

26.11.2015

Para o cidadão de bem, se é partido A ou B, não importa. O que importa é que seja preso e punido quem usa do poder e das facilidades

ESPECIAIS

Editorial

Festa de Formatura

09.02.2018

Era impressionante a luminosidade daquela festa feliz atrelada à grandiosidade do espaço

publicidade Eriberto3
honda6 Camisetas3 MARA4 Mahogany Moreno Calçados 1 eco Alberto Lotação e Turismo4 piauieletro Casa do Automóvel Eriberto5 Dr Wesley6 PROCORDIS 2

JORNALISTA 292

Todos os artigos publicados, neste web site, são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do J292.

Desenvolvido por: Aroldo Santos – Soluções Web.