Publicidade  - eco5

ARTIGO

O primeiro ato de Justiça sobre o estupro coletivo de Castelo. Mas cadê a justiça social?

Orlando Berti   10/07/2015

Condenação dos menores não deve ser a única justiça feita. Cadê a justiça social? Pouco mudou socialmente em Castelo do Piauí e no Brasil após o caso

 

O Brasil, em especial o Piauí, acordou nesta sexta-feira (10 de julho) um pouco mais tranquilo e com sentimento de que a Justiça começou a ser feita. Os adolescentes: B.F.O, 15 anos, G.V.S., 17 anos, I.V.I, 15 anos, e J.S.R, 16 anos, foram condenados à pena máxima sob acusação de terem raptado, agredido, estuprado e tentado matar quatro garotas, também menores de idade, na cidade de Castelo do Piauí (a 190 quilômetros de Teresina). A eles também foi imputado o assassinato da estudante Danielly Rodrigues, 17 anos, que morreu dias depois do crime, ocorrido no dia 27 de maio deste ano.

Esse caso terminou inspirando o polêmico momento de mudança da Lei sobre a redução da maioridade penal no país. Um dos casos mais debatidos e polemizados este ano pelos políticos e pela sociedade brasileira.

Mesmo uma parte da população pedindo a Lei do Dente por Dente os quatro garotos foram condenados pela Lei atual. Passarão um tempo encarcerados e, perante os estatutos: tentando ser ressocializados. O juiz responsável pela execução da pena pode, de tempos em tempos, avaliar o comportamento dos quatro menores condenados e, solta-los mais cedo, ou até deixa-los mais tempo encarcerados, inclusive após os 21 anos.

A condenação dos quatro menores foi o primeiro ato de Justiça sobre o caso. Mas não deve ser o único.

A condenação sacia apenas uma sede imediata de quase toda a sociedade em ver um caso tão monstruoso ser punido. E punido perante às leis, não perante ao retorno da chibata e das execuções públicas, como chegou a ser defendido por muita gente.

Mas a justiça é inócua. Enquanto isso outros centenas de adolescentes continuam padecendo pelas drogas em Castelo do Piauí. Outras centenas de garotas da cidade correm riscos diários de abuso sexual.

A justiça social, via políticas públicas, pouco evoluiu em Castelo do Piauí desde o caso. Uma boa parte da cidade está mais ansiosa pelo evento do Cachaça Fest (a festa da Terra da Cachaça, como também é conhecida Castelo). A alegação é que o município não pode viver um luto constante sobre o caso do estupro coletivo. Mas também por que viver a possibilidade de continuação de outros estupros coletivos? Por que o Cachaça Fest também não insere em sua programação uma discussão social?

Lembrando que Castelo é o Piauí, é o Brasil. E não adianta só condenar os quatro menores, se não há mudanças também na educação, na saúde, nas políticas de assistência social, de atendimento psicológico, na reflexão sobre os políticos, sobre a própria sociedade em cobrar mudanças urgentes.

A justiça sobre a condenação dos quatro garotos é apenas uma migalha, um “chega para lá” na sociedade se não for complementada com intervenção social de políticas da juventude.

Enquanto louvamos a Justiça pela condenação dos menores, outros aprontam sem a mesma justiça, lotando o sistema carcerário e aumentando o silenciamento social na verdadeira raiz do problema: a família.

Sem o fortalecimento da família, não adianta condenar esses, pois outros e outros aparecerão, já que nem a família, nem a escola, nem o estado e muito menos a sociedade, olha de forma sistemática por esses menores, inclusive sobre a maioria dos que não precisa entrar no mundo do crime e quer vencer via estudos.

Orlando Berti é jornalista. Também e professor, pesquisador e extensionista do curso de Comunicação Social – Jornalismo – da Universidade Estadual do Piauí (campus de Teresina). É mestre e doutor em Comunicação Social. Faz Pós-doutorado em Comunicação, Região e Cidadania. Desenvolve pesquisa de etnografia das redações, tentando entender o jornalismo piauiense na prática e os fenômenos sociais contemporâneos. É vice-presidente da Rede Brasileira de Mídia Cidadã.

Comentar Enviar por e-mail Imprimir

Comentários:

Não há comentários para a matéria no momento.

Envie um comentário para a matéria.
Origem da mensagem: 54.221.93.187









Visual CAPTCHA


O JORNALISTA 292 não se responsabiliza pelas mensagens postadas como comentário das notícias, sendo estas de sua inteira responsabilidade, podendo, quando julgar algum comentário inadequado, inativá-lo ou excluí-lo de sua base de dados. Salvo confirmação de seus dados informados.

Mais Notícias:

:: Atuação da CGU investigou desvios de R$ 23 milhões

:: No Piauí, magistrado ganha mais que ministro do Supremo

:: Jovem é assassinado com onze facadas depois de ferir a ex-companheira no Piauí

:: Deputado estadual se machuca ao fugir de tentativa de assalto em Teresina

:: TRT/PI suspende prazos processuais no período de 20 de dezembro de 2017 a 20 de janeiro de 2018

:: TRT/PI abre concurso interno de remoção de servidores para as Varas de Picos e de Piripiri

:: Natal Natureza presenteou mais de 200 crianças na Praça dos Orixás

:: Firmino Filho recebe homenagens pelo aniversário de 54 anos

:: Shopping da Cidade é palco de mostra científica

:: Laudo cadavérico conclui que mulher foi queimada viva em Picos

:: Operação 24h prende no Piauí suspeito de estuprar adolescente de 13 anos

:: Amauri Jucá faz show neste sábado (16) na Praça dos Orixás

:: Guarda Municipal realiza ação para apreender celulares e drogas no Centro de Teresina

:: Agentes penitenciários ganham mais armas e equipamentos de proteção individual

:: Faculdade R.Sá lança novos cursos de Pós-graduação para 2018

+ Opinião

ARTIGO

Piauí é o 2° pior estado em saneamento

14.12.2017

E nem adianta usar a surrada desculpa de que obras de saneamento são muito caras e o orçamento estatal é apertado.

ARTIGO

Expectativa de vida

06.12.2016

No Piauí, só não se morre primeiro porque o Maranhão fez o favor de passar adiante

ARTIGO

Lambendo a rapadura

25.05.2016

O projeto eleitoral do governador para 2018 exclui, portanto, o senador Ciro Nogueira e a vice-governadora Margarete Coelho

LUTO

Homenagem: Um jogo de Leonardo pelo Blog do Torcedor

02.03.2016

Um exibição que talvez seja a maior do jogador com a camisa rubro-negra.

LUTO

Leonardo e o ano mágico de 1994

02.03.2016

Ex-atacante foi campeão pernambucano e da Copa do Nordeste, além de comandar Sport em jogos memoráveis naquela temporada

ARTIGO

Obrigado por me deixar ver a história, Leonardo

02.03.2016

Não tenho todos os gols de Leonardo na cabeça, todavia os mais marcantes estão vivos na mente,

OPINIÃO

Escolas da rede estadual estão caindo aos pedaços no Piauí

16.02.2016

Uma das escolas que está prestes a cair é a Unidade Escolar Monsenhor Bonson na cidade de Água Branca

ARTIGO

Um Comitê contra o Crime

28.01.2016

A iniciativa do governo é oportuna. O combate à violência não é papel apenas do aparelho policial, isoladamente.

ARTIGO

O governo contra-ataca

06.01.2016

Mas vejamos o que o auxílio-moradia realmente importa para o ajuste fiscal.

ARTIGO

O que nos dizem as prisões

26.11.2015

Para o cidadão de bem, se é partido A ou B, não importa. O que importa é que seja preso e punido quem usa do poder e das facilidades

ESPECIAIS

Editorial

No Piauí, magistrado ganha mais que ministro do Supremo

18.12.2017

São 14 os Tribunais com magistrados recebendo além da média nacional de R$ 42,5 mil mensais.

publicidade Casa do Automóvel
paoecafe9 joyce5 Casa do Automóvel apaas Eriberto5 Moreno Calçados 1 Camisetas3 PROCORDIS 2 brilhante Bio Alberto Lotação e Turismo4 piauieletro

JORNALISTA 292

Todos os artigos publicados, neste web site, são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do J292.

Desenvolvido por: Aroldo Santos – Soluções Web.