Publicidade  - hONDA4

ARTIGO

LOBISOMEM

Edimar Luz   08/09/2014

Em meu tempo de criança, eu ouvia muitas histórias aterrorizantes de lobisomens que frequentavam e percorriam a região

 

Um casarão decadente e abandonado, um caminho ermo, uma noite mal assombrada de sexta-feira 13... De repente, o lobisomem. Bem sabemos que o imaginário cruel do povo acaba vendo fantasma onde não há. Na verdade, acreditar em lobisomem é uma crença do tipo pessoal, uma vez que estes tipos são, como se sabe, as proposições aceitas por um indivíduo como certas, independente das crenças dos demais.

Convém lembrar aqui que a palavra “lobisomem”, formada por aglutinação, origina-se do latim lupus homo, e, portanto, significa etimologicamente “homem lobo”. Por isso, segundo a crendice popular, lobisomem é um homem que em determinadas ocasiões se transforma em lobo nas noites de sexta-feira 13, mais precisamente à meia-noite, em uma encruzilhada,, e vagueia feroz e horrivelmente pelos caminhos e estradas, assustando as pessoas, até que alguém o desencante através de um ferimento provocado no mesmo. Conta-se que ele, costumando ficar também em encruzilhadas e proximidades de cemitérios, só volta a ter a forma de homem bem perto do amanhecer, na mesma encruzilhada onde antes se transformara em lobisomem.

Em meu tempo de criança, eu ouvia muitas histórias aterrorizantes de lobisomens que frequentavam e percorriam a região, sobretudo nas noites de sexta-feira e de Lua cheia; e, inocentemente e como a maioria das pessoas do interior nordestino, chegava mesmo a acreditar na existência desses seres fictícios e imaginários de compleição pálida e magra. Todavia, tempos depois, cheguei à conclusão de que isso, obviamente, não passava de uma mera crença admitida e aceita por algumas pessoas. Isso, incontestavelmente, nada mais é do que uma inverdade, uma fábula ou mito, que tem origem em tradições europeias, e que durante séculos povoou a mente ingênua das populações do interior do Brasil. Aliás, ainda hoje há, de fato, quem acredite na existência real do lobisomem, esse ente lendário, fabuloso ou mítico. Há, inclusive, quem afirme com convicção já ter visto um desses monstros por aí. Mas, isso faz parte da imaginação e da crença de cada um. Realmente, algumas pessoas até juravam existirem fantasmas desse tipo. O certo é que a antiga lenda do temido lobisomem é, na realidade, muito difundida e muito conhecida no folclore brasileiro, não resta dúvida. E também pelo mundo afora.

Esclareço, finalmente, que esta é mais uma daquelas muitas histórias fantasiosas que eu desde criança ouvia, assim também como várias outras histórias sobre assombrações, lendas, adivinhações e as célebres histórias de Camões e de Trancoso, agradáveis narrativas de ficção e contos populares que fazem parte da literatura folclórica oral do nosso povo. É bem verdade que, ao contrário do que ocorria antigamente, hoje praticamente já não se conta nem mais se ouve, infelizmente, este tipo de história entre as gerações; histórias estas que povoaram grande parte da nossa mente infantil.

*Obs. Ontem, dia 7 de setembro de 2014, por volta das 22h00min, alguns parentes e eu, chegamos a ouvir ao longe aqui no bairro Ipueiras, mais precisamente nas imediações do riacho que atravessa a localidade, um uivo alto e horripilante semelhante ao uivo de lobisomem. Ficamos sabendo depois, que há comentários e postagens em redes sociais, de que um lobisomem estaria frequentando a região nos últimos dias. Quem sabe?

Este texto faz parte do meu livro Memórias do Tempo. Picos, maio de 1996.

(*) Edimar Luz, é escritor/cronista, poeta, contista, articulista, compositor, professor e sociólogo, formado em Recife – PE.

Comentar Enviar por e-mail Imprimir

Comentários:

Edimar Luz

08.09.2014 / 14:31:14

edimarluz.picos@hotmail.com

Bem sei que alguns cães/cachorros emitem um uivo parecido com o uivo de lobo, mas é mais baixo e em menor intensidade. Conta-se que antigamente aparecia por aqui algum lobo-guará; isso, até mais ou menos os meados do século passado.

Envie um comentário para a matéria.
Origem da mensagem: 50.19.34.255









Visual CAPTCHA


O JORNALISTA 292 não se responsabiliza pelas mensagens postadas como comentário das notícias, sendo estas de sua inteira responsabilidade, podendo, quando julgar algum comentário inadequado, inativá-lo ou excluí-lo de sua base de dados. Salvo confirmação de seus dados informados.

Mais Notícias:

:: Professores do Estado deliberam sobre greve geral no Piauí

:: Bancários suspendem serviços e fazem atos em agências nesta segunda (19)

:: Estudante de 17 anos morre ao sofrer descarga elétrica em celular

:: Servidores Municipais de Picos protestam na sessão de abertura da Câmara de Vereadores

:: PM decide por expulsão de capitão acusado de matar namorada em Teresina

:: Líder de seita é investigada por trabalho escravo e exploração sexual de menores

:: Festa de Formatura

:: “Carnaval em Todo Canto”: Prefeitura de Teresina divulga programação dos bailes e blocos

:: MPPI recomenda que prefeituras em atraso com pagamento de servidores não apliquem recursos públicos em festas carnavalescas

:: Prefeitura de União planeja fechar quase metade das escolas da cidade

:: Bandidos dopam filhote de cachorro para invadir loja

:: ONG classifica deputado federal Assis Carvalho como pior político do Piauí

:: Solto por bom comportamento o ex-tenente do Exército que matou Iarla Barbosa

:: Cerca de R$ 600 mil já foram levados dos bancos em assaltos no Piauí em 2018

:: Julgamento de Assis Carvalho no TRF1 já tem data marcada para ser retomado

+ Opinião

ARTIGO

Piauí é o 2° pior estado em saneamento

14.12.2017

E nem adianta usar a surrada desculpa de que obras de saneamento são muito caras e o orçamento estatal é apertado.

ARTIGO

Expectativa de vida

06.12.2016

No Piauí, só não se morre primeiro porque o Maranhão fez o favor de passar adiante

ARTIGO

Lambendo a rapadura

25.05.2016

O projeto eleitoral do governador para 2018 exclui, portanto, o senador Ciro Nogueira e a vice-governadora Margarete Coelho

LUTO

Homenagem: Um jogo de Leonardo pelo Blog do Torcedor

02.03.2016

Um exibição que talvez seja a maior do jogador com a camisa rubro-negra.

LUTO

Leonardo e o ano mágico de 1994

02.03.2016

Ex-atacante foi campeão pernambucano e da Copa do Nordeste, além de comandar Sport em jogos memoráveis naquela temporada

ARTIGO

Obrigado por me deixar ver a história, Leonardo

02.03.2016

Não tenho todos os gols de Leonardo na cabeça, todavia os mais marcantes estão vivos na mente,

OPINIÃO

Escolas da rede estadual estão caindo aos pedaços no Piauí

16.02.2016

Uma das escolas que está prestes a cair é a Unidade Escolar Monsenhor Bonson na cidade de Água Branca

ARTIGO

Um Comitê contra o Crime

28.01.2016

A iniciativa do governo é oportuna. O combate à violência não é papel apenas do aparelho policial, isoladamente.

ARTIGO

O governo contra-ataca

06.01.2016

Mas vejamos o que o auxílio-moradia realmente importa para o ajuste fiscal.

ARTIGO

O que nos dizem as prisões

26.11.2015

Para o cidadão de bem, se é partido A ou B, não importa. O que importa é que seja preso e punido quem usa do poder e das facilidades

ESPECIAIS

Editorial

Festa de Formatura

09.02.2018

Era impressionante a luminosidade daquela festa feliz atrelada à grandiosidade do espaço

publicidade MARA6
honda6 Dr Wesley6 eco Eriberto5 Camisetas3 Alberto Lotação e Turismo4 PROCORDIS 2 piauieletro apaas Mahogany Bio Casa do Automóvel

JORNALISTA 292

Todos os artigos publicados, neste web site, são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do J292.

Desenvolvido por: Aroldo Santos – Soluções Web.