Publicidade  - Mahogany8

ARTIGO

OS 50 ANOS DO CINE SPARK

Douglas Nunes   24/08/2014

Divulgação

clique para ver a foto em tamanho real

CIne Spark

Rememorar aqueles anos, desde aquele longínquo 26 de Agosto de1964, é simplesmente maravilhoso. Uma data que gostaria muito de saudar,pelo apego de seu fundador.

 

Há 50 anos, no dia 26 de Agosto de 1964,  era criado o Cine Spark em nossa cidade. Se a história do Cine Spark fosse diferente, poderíamos dizer: “... No dia26 de Agosto comemoramos 50 anos de atividades em nossa cidade!”

Mas infelizmente, o Cine Spark mal completou a maioridade... Encerrou suas atividades no ano de 1982. Dele restou somente o prédio, hoje ocupada por uma igreja, como acontece geralmente com os cinemas pelo Brasil afora.Mas o prédio continua a representar o símbolo de um tempo de esplendor da Sétima Arte.

A criação do cinema em Picos provocou o surgimento de vários grupos artísticos. Por o outro lado, com a sua falta, nota-se a ausência dos jovens nos eventos culturais. Hoje produzimos filmes e não temos salas de exibição. Um paradoxo! Um retrocesso Cultural!

Rememorar  aqueles  anos,  desde  aquele  longínquo 26 de Agosto  de1964, é simplesmente maravilhoso. Uma data que gostaria muito de saudar,pelo apego de seu fundador. Mas é também sofrer amargamente!  Sentir na alma  o  abandono  das  nossas  Artes,  da  nossa  Cultura,  jogada  ao  léu  da ingratidão... É uma amarga lembrança.

Com certeza isso “mexe” com aqueles que viveram os tempos áureos do Cinema, onde predominava a luz dos lanterninhas e de sedução na hora de começar uma sessão. O casal de namorados no escurinho do cinema; As paqueras;  O  primeiro  beijo  no  cinema;  O  Charme  das  domingueiras;  Os encontros e desencontros e em frente à fachada do Cine Spark, a Praça Felix Pacheco.

Não deveria ser assim, mas a realidade nos invoca a clamar alto e bom som: “--Cadê você, Cine Spark!”. Mas com veemência e saudosismo,  mesmo que doa fundo na alma,vamos rememorar  brevemente  o  cinema em Picos.  É  bom,  é  saudável,  é criativo, é cultural para nossos jovens que abordam todos os dias, meses e a nos a sua inexistência.

Vamos lá. O primeiro cinema a funcionar em Picos foi o Cine Odeon, o ano era1934, há 80 anos, pelo senhor Lousinho Monteiro, que trouxe para a cidade, além de uma opção de lazer, um novo espaço de sociabilidade, chegando a funcionar até meados de 1942. Mais dois  cinemas em Picos:  O Cine Ideal  e o Cine Guarany, ambos funcionava  em  prédios   localizados  na  Praça  Felix  Pacheco,  este  último fundado em 1954, tinha 120 lugares – Sua proprietária era Maria do Socorro de  Deus  Moreno,  funcionavam  dois  dias  por  semana.  Por  pouco  tempo funcionou ainda o Cine Jordânia,  o que vale  dizer  que em Picos  existiram cinco cinemas.

O Cine Spark foi a maior atração cultural dos anos 60, 70 do século passado e parte dos anos 80.  A primeira exibição no Cine Spark foi o filme “Viagem ao Planeta Proibido” filme norte-americano dirigido por Ib Melchior. O Cine Spark tinha exibições de filmes todas as noites e costumava variar  a  quantidade  de  sessões  dependendo  da  qualidade  do  filme  e expectativa do público, visto que os filmes mais comentados costumavam ser repassado em outras sessões.

O Cine Spark pertencia ao grupo “Bezerra & amp; Santos Ltda.” e tinha com o um dos principais representantes Francisco das Chagas Bezerra Rodrigues (o Chico de Júlio).  Formado por uma tela panorâmica chamada cinemas cope, uma boa acústica e o espaço do cinema apresentavam cadeiras confortáveis,ambiente ventilado e capacidade para cerca de 700 expectadores.

O Cine Spark proporcionou à cidade novas formas de diversão, lazer,sociabilidades  e  entretenimento  cultural  provocando,  de  certa  forma,mudanças no cotidiano picoense.  Os outros eventos que o cinema abrigava eram peças de teatro,  apresentações de shows musicais  das bandas:  “Os Rebeldes”, “Os Leões” e “Cleber e Sua Gente”; cantores que quisessem se apresentar  e  muitos  mostravam  talento  e  voz.  Esses  grupos  musicais influenciaram  uma  geração e  com  isso,  possibilitou  à  juventude  picoense daquele  tempo,  um  meio  de  lazer  e  de  sociabilidade;  provocando transformações  socioculturais  nas  maneiras  de  agir,  de  falar  e  de comportamento.

No início da década de 1980, o Cine Spark foi, aos poucos, perdendo força, encerrando as suas atividades em 1982. Há muitas especulações sobre o  motivo  do  fechamento  do Cine  Spark.   A  televisão  talvez  tenha sido o motivo.  Mas no resto do país,  a televisão e o cinema sempre conviveram juntos.Enfim, o cinema em Picos contribuiu para a construção da história da nossa cidade, e enquanto existir o prédio, mesmo ocupado por uma igreja,estará sempre presente na memória dos picoenses que conviveram a época.Se pudéssemos, nós todos: Sociedade, Instituições Públicas e Privadas,  proprietário(s), restaurar o prédio com todos os cuidados para se preservar ao máximo sua arquitetura... E depois reinaugurar... E assim promover aos jovens de hoje, as particularidades culturais que muitos desconhecem e afastar deles os conflitos de nosso tempo; Quantas gerações de jovens jamais adentraram uma sala de exibição?

Como disse  certa  vez  o  escritor  Firmino  Libório  Leal:  “Bons  tempos aqueles,  sem  as  mazelas  de  hoje,  que  vicia,  corrompe  e  seduz  a juventude...”

Comentar Enviar por e-mail Imprimir

Comentários:

miguel

24.08.2014 / 19:38:31

mgs@outlook.com.br

é verdade é lamentavel uma cidade como picos nao ter ninguem capaz de resgatar sua história, sua cultura, é vergonhoso a cratera que se fizeram em pleno o centro da cidade e ninguem fez nada ficou horrivel para servir de estacionamento. Eu visito oeiras e acho lindo o centro historico todo preservado e em picos nao ficou nada só a igrejinha e a catedral.

Mano Chagas

24.08.2014 / 18:22:06

manochagas@hotmail.com

Lamentável essa fato, pois recordo-me vendendo revistasna calçada do cinema para que conseguisse um recurso para assistir a sessão, quantos filmes ali assisti. Uma pena que nossa cidade não tenha dado tanto valor a cultura, por falar nisso vai aqui um alertar, se não cadastramos os prédios históricos de nossa cidade, jamais serão tombados como património. lembrando não temos nem um inscrito ou solicitado.

Envie um comentário para a matéria.
Origem da mensagem: 50.19.34.255









Visual CAPTCHA


O JORNALISTA 292 não se responsabiliza pelas mensagens postadas como comentário das notícias, sendo estas de sua inteira responsabilidade, podendo, quando julgar algum comentário inadequado, inativá-lo ou excluí-lo de sua base de dados. Salvo confirmação de seus dados informados.

Mais Notícias:

:: Professores do Estado deliberam sobre greve geral no Piauí

:: Bancários suspendem serviços e fazem atos em agências nesta segunda (19)

:: Estudante de 17 anos morre ao sofrer descarga elétrica em celular

:: Servidores Municipais de Picos protestam na sessão de abertura da Câmara de Vereadores

:: PM decide por expulsão de capitão acusado de matar namorada em Teresina

:: Líder de seita é investigada por trabalho escravo e exploração sexual de menores

:: Festa de Formatura

:: “Carnaval em Todo Canto”: Prefeitura de Teresina divulga programação dos bailes e blocos

:: MPPI recomenda que prefeituras em atraso com pagamento de servidores não apliquem recursos públicos em festas carnavalescas

:: Prefeitura de União planeja fechar quase metade das escolas da cidade

:: Bandidos dopam filhote de cachorro para invadir loja

:: ONG classifica deputado federal Assis Carvalho como pior político do Piauí

:: Solto por bom comportamento o ex-tenente do Exército que matou Iarla Barbosa

:: Cerca de R$ 600 mil já foram levados dos bancos em assaltos no Piauí em 2018

:: Julgamento de Assis Carvalho no TRF1 já tem data marcada para ser retomado

+ Opinião

ARTIGO

Piauí é o 2° pior estado em saneamento

14.12.2017

E nem adianta usar a surrada desculpa de que obras de saneamento são muito caras e o orçamento estatal é apertado.

ARTIGO

Expectativa de vida

06.12.2016

No Piauí, só não se morre primeiro porque o Maranhão fez o favor de passar adiante

ARTIGO

Lambendo a rapadura

25.05.2016

O projeto eleitoral do governador para 2018 exclui, portanto, o senador Ciro Nogueira e a vice-governadora Margarete Coelho

LUTO

Homenagem: Um jogo de Leonardo pelo Blog do Torcedor

02.03.2016

Um exibição que talvez seja a maior do jogador com a camisa rubro-negra.

LUTO

Leonardo e o ano mágico de 1994

02.03.2016

Ex-atacante foi campeão pernambucano e da Copa do Nordeste, além de comandar Sport em jogos memoráveis naquela temporada

ARTIGO

Obrigado por me deixar ver a história, Leonardo

02.03.2016

Não tenho todos os gols de Leonardo na cabeça, todavia os mais marcantes estão vivos na mente,

OPINIÃO

Escolas da rede estadual estão caindo aos pedaços no Piauí

16.02.2016

Uma das escolas que está prestes a cair é a Unidade Escolar Monsenhor Bonson na cidade de Água Branca

ARTIGO

Um Comitê contra o Crime

28.01.2016

A iniciativa do governo é oportuna. O combate à violência não é papel apenas do aparelho policial, isoladamente.

ARTIGO

O governo contra-ataca

06.01.2016

Mas vejamos o que o auxílio-moradia realmente importa para o ajuste fiscal.

ARTIGO

O que nos dizem as prisões

26.11.2015

Para o cidadão de bem, se é partido A ou B, não importa. O que importa é que seja preso e punido quem usa do poder e das facilidades

ESPECIAIS

Editorial

Festa de Formatura

09.02.2018

Era impressionante a luminosidade daquela festa feliz atrelada à grandiosidade do espaço

publicidade apaas2
Camisetas3 MARA4 eco Eriberto5 Alberto Lotação e Turismo4 Dr Wesley6 paoecafe9 PROCORDIS 2 Mahogany Moreno Calçados 1 honda6 Casa do Automóvel

JORNALISTA 292

Todos os artigos publicados, neste web site, são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do J292.

Desenvolvido por: Aroldo Santos – Soluções Web.