Publicidade  - fotomarques2

ARTIGO

Artigo: No Dia do Advogado, Willian Guimarães fala sobre os desafios da profissão no Piauí

Willian Guimarães   11/08/2014

Divulgação

clique para ver a foto em tamanho real

Dia do Advogado

Os desafios são grandes. Trata-se de uma obra que exige a comunhão de esforços de toda a sociedade

 

 

No dia do Advogado, 11 de agosto, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Willian Guimarães, publicou artigo no Jornal Meio Norte falando sobre o papel do advogado na sociedade, bem como os desafios da profissão no que se refere aos problemas do Judiciário no Estado.

Advogado Respeitado: Cidadão Valorizado

Willian Guimarães, Advogado Militante, Presidente da OAB-PI.

O Advogado, por determinação constitucional e legal, tem o dever de representar o cidadão em juízo e contribuir para a administração da Justiça, exercendo, assim, a importante missão de ser o elo entre o cidadão e o Estado nas suas variadas esferas de atribuição, em defesa das liberdades, do patrimônio, da honra e, mesmo, da vida das pessoas.

Tendo em conta as importantes atribuições do advogado, o STF, em memorável e acertada decisão, declarou constitucional o Exame de Ordem, requisito indispensável a quem deseja se inscrever nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil.

Bem por isso, dizemos, alto e bom som, que o respeito às prerrogativas do profissional da advocacia significa, em última análise, garantir ao cidadão o direito de ter sua representação plena, sem limitações que possam comprometer o direito do próprio cidadão-constituinte.

A OAB, nos planos nacional e local, tem desenvolvido, ao longo dos últimos anos, importante defesa das denominadas prerrogativas do advogado, estruturando e dando especial relevo ao trabalho dos abnegados colegas que se dedicam à nobre causa de defender nosso direito de advogar plenamente, através das Comissões de Defesa das Prerrogativas.

Contudo, temos que procurar debelar um mal que tem impingido verdadeiro entrave ao pleno exercício da nossa profissão, trazendo, como consequência, prejuízo ao cidadão.  Trata-se da deficiência estrutural do Poder Judiciário, em especial no primeiro grau de jurisdição da Justiça Estadual, por onde se inicia e tramita a maior parte das milhares de demandas judiciais atualmente existentes.

A importante atribuição de pacificador dos conflitos sociais acometida ao Judiciário não se coaduna, nos dias atuais, com uma Justiça que funciona em turno único; que não possui magistrados em quantidade suficiente; que possui quase mil cargos vagos no seu quadro de pessoal efetivo; que ainda necessita construir sedes próprias e adequadas em diversas Comarcas, a exemplo de Parnaíba, Picos, Floriano, Corrente, Esperantina, Cristino Castro e Barro Duro.

A OAB-PI está ao lado do Poder Judiciário na luta pela melhoria da distribuição dos recursos orçamentários, sabedora da importância dessa ação estatal, considerando que a distribuição da Justiça é tão essencial quanto o acesso à saúde, educação ou realização de obras de infraestrutura.

O ano de 2014 é especialmente importante para discutirmos esse tema, considerando as eleições gerais que se avizinham.  A OAB-PI, cumprindo a missão constitucional e legal de lutar pela efetivação de um Estado Democrático de Direito, irá cobrar, dos candidatos que se apresentaram no pleito, compromisso de melhor distribuição dos recursos orçamentários ao Poder Judiciário, assim como ao Ministério Público e Defensoria Pública.  E vamos fiscalizar o cumprimento desse compromisso ao longo da próxima gestão.

Por outro lado, imperiosa se faz a adoção de práticas que diminuam o custo operacional do Poder Judiciário, implementando, por exemplo, o processo judicial eletrônico, que, indiscutivelmente, tornará mais célere a realização da Justiça e contribuirá para a necessária redução das custas judiciárias.

Defende a OAB-PI, ainda, a adoção de mecanismos alternativos de solução de conflitos, tanto que estamos realizando Curso de Mediação na Escola Superior de Advocacia do Piauí, em nível de pós-graduação, com futura instalação de Câmara de Mediação, esperando, para tanto, contar com a parceria indispensável do Tribunal de Justiça do Piauí.

Os desafios são grandes.  Trata-se de uma obra que exige a comunhão de esforços de toda a sociedade, sendo certo que a advocacia está pronta a contribuir para o pleno êxito da missão que lhe é atribuída pela Carta da República: ser o porta-voz do cidadão. Por fim, parabenizo os advogados piauienses que, mesmo com os percalços enfrentados, conseguem cumprir com sua missão constitucional, a concretização da Justiça.

Comentar Enviar por e-mail Imprimir

Comentários:

Não há comentários para a matéria no momento.

Envie um comentário para a matéria.
Origem da mensagem: 54.166.207.223









Visual CAPTCHA


O JORNALISTA 292 não se responsabiliza pelas mensagens postadas como comentário das notícias, sendo estas de sua inteira responsabilidade, podendo, quando julgar algum comentário inadequado, inativá-lo ou excluí-lo de sua base de dados. Salvo confirmação de seus dados informados.

Mais Notícias:

:: Corpo de homem com hematomas é encontrado na Zona Rural

:: Por falta de gasolina, IML demora mais de 12 horas para recolher corpo em Teresina

:: 15 promotores são transferidos de comarcas por merecimento e antiguidade

:: Dupla armada rouba 23 iPhones de loja na zona Leste

:: Sarah conquista o bronze no Campeonato Brasileiro de Judô

:: Bandidos explodem agência da Caixa de Timon e espalham pregos pela cidade

:: Jovem bióloga de Monsenhor Hipólito perde a luta contra o câncer

:: Jovem é baleado na cabeça enquanto pilotava moto na Zona Sul de Teresina

:: Dono de oficina ferido em explosão não resiste e morre

:: Morador que perdeu tudo chora e faz apelo após incêndio; assista vídeo

:: Dr. Pessoa questiona segurança das urnas e estuda anular resultado das eleições

:: Filhos de Bolsonaro estarão em Teresina em ato de campanha

:: Extrema pobreza avança no PI e atinge 9,5% das famílias

:: Polícia indicia suspeito de matar primo de delegado por ciúmes em Teresina

:: Luciano Nunes anuncia apoio a Bolsonaro

+ Opinião

ARTIGO

Negligência X Emergência

10.04.2018

O berro dado pelo açude do Bezerro chamou atenção pelo caráter emergencial do perigo do rompimento da parede.

ARTIGO

Piauí é o 2° pior estado em saneamento

14.12.2017

E nem adianta usar a surrada desculpa de que obras de saneamento são muito caras e o orçamento estatal é apertado.

ARTIGO

Expectativa de vida

06.12.2016

No Piauí, só não se morre primeiro porque o Maranhão fez o favor de passar adiante

ARTIGO

Lambendo a rapadura

25.05.2016

O projeto eleitoral do governador para 2018 exclui, portanto, o senador Ciro Nogueira e a vice-governadora Margarete Coelho

LUTO

Homenagem: Um jogo de Leonardo pelo Blog do Torcedor

02.03.2016

Um exibição que talvez seja a maior do jogador com a camisa rubro-negra.

LUTO

Leonardo e o ano mágico de 1994

02.03.2016

Ex-atacante foi campeão pernambucano e da Copa do Nordeste, além de comandar Sport em jogos memoráveis naquela temporada

ARTIGO

Obrigado por me deixar ver a história, Leonardo

02.03.2016

Não tenho todos os gols de Leonardo na cabeça, todavia os mais marcantes estão vivos na mente,

OPINIÃO

Escolas da rede estadual estão caindo aos pedaços no Piauí

16.02.2016

Uma das escolas que está prestes a cair é a Unidade Escolar Monsenhor Bonson na cidade de Água Branca

ARTIGO

Um Comitê contra o Crime

28.01.2016

A iniciativa do governo é oportuna. O combate à violência não é papel apenas do aparelho policial, isoladamente.

ARTIGO

O governo contra-ataca

06.01.2016

Mas vejamos o que o auxílio-moradia realmente importa para o ajuste fiscal.

ESPECIAIS

Editorial

Caciques massacrados nas urnas

09.10.2018

A lista é encabeçada pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Ela liderou todas as pesquisas de intenção de voto para o Senado, mas acabou em quarto lugar no resultado oficial do TSE.

publicidade apaas
piauishopping4 eco honda6 Moreno Calçados 1 Alberto Lotação e Turismo4 apaas Bio Williamns Lopes5 Casa do Automóvel piauieletro

JORNALISTA 292

Todos os artigos publicados, neste web site, são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do J292.

Desenvolvido por: Aroldo Santos – Soluções Web.