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OPINIÃO

Ensino reprovado

Zozimo Tavares   09/02/2012

A exemplo do que ocorre em outros rankings, alguns pequenos municípios se destacam, como Cândido Rodrigues, em São Paulo, e Cocal dos Alves, no Piauí.

O Movimento Todos pela Educação divulgou ontem novos e alarmantes dados sobre o ensino no Brasil: apenas 14,7% das crianças matriculadas no último ano do ensino fundamental, incluídas as de redes públicas e particulares, sabem o mínimo esperado em matemática para esta etapa. Em língua portuguesa, são 26,2%. Entre os mais novos, que estão no 5º ano, o dado melhora um pouco: 32,5% atingem o aprendizado para esta série em matemática e 34,2% em português.

Os dados apresentados ontem são de 2009, medidos pela Prova Brasil, aplicada a estudantes pelo Ministério da Educação a cada dois anos. Se forem analisadas por cidade, uma novidade divulgada este ano, as estatísticas são ainda mais alarmantes. Em nenhuma capital brasileira metade dos alunos alcançou o mínimo esperado para a série que cursava em 2009.

Belo Horizonte, em Minas Gerais, foi a que teve melhor resultado entre as crianças do 5º ano, com 49% tanto em língua portuguesa como em matemática. No 9º ano, Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, ficou na frente com 18,9% em matemática e 38% em língua portuguesa. Macapá tem os piores resultados entre as capitais com o ponto mais baixo em matemática para o 9º ano, com só 3,6% dos estudantes sabendo o mínimo.

Alguns municípios não tiveram dados tabulados por não terem feito a Prova Brasil em 2009. Há também casos que devem ser vistos com parcimônia como cidades que tinham índices baixos até 2007 e chegaram a até 100%, em 2010. A exemplo do que ocorre em outros rankings, alguns pequenos municípios se destacam, como Cândido Rodrigues, em São Paulo, e Cocal dos Alves, no Piauí.

O Movimento Todos Pela Educação apresenta a evolução brasileira na educação rumo a cinco metas estabelecidas pela ONG, desde 2006: 1) Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; 2) Toda criança plenamente alfabetizada ate os 8 anos; 3) Todo aluno com aprendizado adequado a sua serie; 4) Todo jovem com Ensino Médio concluído ate os 19 anos e; 5) Investimento em Educação ampliado e bem gerido.

Em relação à meta 3, a ONG usa os resultados da Prova Brasil. Como os últimos dados gerais conhecidos do Brasil ainda são os relativos a 2009, que já estavam no relatório de 2010 do movimento, os organizadores foram adiante este ano e detalharam os porcentuais por município.

Os dados do Movimento Todos pela Educação são divulgados no momento em que, no Piauí, na rede estadual de ensino, as aulas de 2012 vão começar com um mês de atraso, em relação às da rede particular, e uma greve de professores abre o ano letivo na capital. É assim, nesse ritmo, que vamos tirar o atraso e superar as dificuldades da escola pública?

(Com informações do ultimosegundo.ig.com.br)

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Comentários:

Alberto Nunes

13.02.2012 / 11:53:17

albertonunes77@hotmail.com

Em São Paulo, conheço pessoas que estão na 5ª série e não sabem ler e nem escrever. Se não acreditam, posso provar!

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