Publicidade  - fotomarques2

OPINIÃO

Burocrata em primeiro lugar

Zozimo Tavares   19/01/2012

Ora, e desde quando é proibido que os alunos da rede pública frequentem escola bem localizada e com boa estrutura?

O Governo do Estado dá mostras de que acredita na escola de tempo integral como alternativa para o ensino público. Até 2010, elas eram apenas 19, no Piauí. Ano passado, chegaram a 181 e este ano passarão de 300. A escola em tempo integral chega tardiamente no Estado. Mas, enfim, chega. E isso é o mais importante, e não é o tema que pretendo abordar agora.

Lembro, porém, que a primeira experiência da escola de tempo integral no Piauí deu-se em Teresina, na segunda gestão do prefeito Wall Ferraz (1986-1989), um educador por formação e por vocação. Ele implantou quatro escolas experimentais desse tipo, nos bairros Dirceu Arcoverde (zona Sudeste), Parque Piauí (Sul), Mocambinho (Norte) e Marquês (Centro-Norte).

Quando, na segunda gestão do prefeito Firmino Filho, a Prefeitura decidiu desativar o modelo, alegando seu alto custo e que dobraria a oferta de vagas nesses escolões, como eram chamados, avaliei que se tratava de um retrocesso e não hesitei em criticar duramente a medida. Claro que a máquina da PMT era mais poderosa e prevaleceu a sua vontade.

Não me passou pela cabeça, entretanto, que a Prefeitura ainda tivesse cabeça para cometer outro desatino maior que aquele. Mas teve. Demorou, mas teve. Está sendo anunciado agora o fechamento da Escola Municipal Eurípides de Aguiar, um daqueles antigos escolões. Ou seja, uma gestão vem e fecha um turno da escola de tempo integral e a outra chega e fecha o outro turno, decretando, por fim, o fechamento da escola toda.

Aonde a Prefeitura quer chegar com o fechamento de uma das escolas mais tradicionais de Teresina, inaugurada nos anos 60, pelo então prefeito Petrônio Portella? Lá estão matriculados para este ano mais de 800 alunos, que a Prefeitura promete distribuir entre três escolas da região. A escola vai fechar simplesmente para abrigar os órgãos administrativos da Secretaria Municipal de Educação. 

Segundo a Prefeitura, "a Escola Municipal Eurípides de Aguiar oferece a melhor estrutura para abrigar a sede administrativa, principalmente por possuir grande espaço físico, ter boa localização, ao lado do Centro de Formação de Professores, e estar subutilizada".

Ora, e desde quando é proibido que os alunos da rede pública frequentem escola bem localizada e com boa estrutura? Espaço desse tipo só pode ser ocupado por burocratas? Então é assim: os alunos que busquem as pocilgas? Francamente!

Comentar Enviar por e-mail Imprimir

Comentários:

Não há comentários para a matéria no momento.

Envie um comentário para a matéria.
Origem da mensagem: 54.81.68.240









Visual CAPTCHA


O JORNALISTA 292 não se responsabiliza pelas mensagens postadas como comentário das notícias, sendo estas de sua inteira responsabilidade, podendo, quando julgar algum comentário inadequado, inativá-lo ou excluí-lo de sua base de dados. Salvo confirmação de seus dados informados.

Mais Notícias:

:: Uma nova farra de criação de municípios

:: Suspeito de estuprar criança usa doces para atrair vítima e evitar denúncia

:: Pai e filha se reencontram após 40 anos com ajuda de rede social

:: Afonsinho defende donos de trailers e pede que decisão seja debatida

:: Operação prende um dos maiores distribuidores de pornografia infantil do país no PI, diz delegado

:: Cabeleireira foi assassinada dentro do carro do ex-companheiro, diz delegada

:: Em greve, servidores municipais de Teresina acampam em frente à prefeitura

:: Diversas pessoas interessadas por Ciência prestigiam primeira noite do Pint of Science em Teresina

:: Conselho de Odontologia do PI interditou 73 consultórios odontológicos em 2018. Na região de Picos, sete

:: Vídeo mostra ambulância sendo rebocada ao deixar paciente em hospital de Teresina

:: Van cai em ribanceira e passageiros ficam feridos

:: Mulher morre após ser esfaqueada e atropelada na Avenida Maranhão, em Teresina

:: Estudantes do Cidade Olímpica participam de revisão para a OBA 2018

:: HUT realiza X Semana de Enfermagem com vasta programação

:: FMS investe na capacitação de dois mil servidores em 2018

+ Brasil

ARTIGO

Violência entra na campanha

08.09.2014

A pesquisa mostra que, entre 2000 e 2010, a taxa de homicídios cresceu 119,5% em Teresina e 436,3% no interior.

ARTIGO

O governismo do PT

10.02.2012

A legenda tem crescido nas cidades pequenas e médias, mas acompanha com maior atenção o grupo de 118 municípios com mais de 150 mil eleitores (à exceção de Palmas, com 140.245),

OPINIÃO

Ensino reprovado

09.02.2012

A exemplo do que ocorre em outros rankings, alguns pequenos municípios se destacam, como Cândido Rodrigues, em São Paulo, e Cocal dos Alves, no Piauí.

ARTIGO

Por que Dilma não veio

06.02.2012

Desde o fechamento do aeroporto de Floriano, os aviões que vão para a região aterrissam e decolam em Jerumenha, num campo de pouso

ARTIGO

Carnaúba perde seu maior defensor

01.02.2012

Ser um homem de bem, dedicado à família, ao trabalho e aos amigos, foi sem dúvida o que o diferenciou entre seus contemporâneos e o fará viver na lembrança e na saudade

OPINIÃO

A luta contra as drogas

31.01.2012

O fechamento dos CSUs retirou da juventude opções saudáveis de lazer, esporte, cultura e convivência social.

OPINIÃO

Promotores abandonam investigação

25.01.2012

O subprocurador e os três promotores de Justiça decidiram ingressar, então, com ação em Brasília para impedir a transferência do caso para a polícia estadual

OPINIÃO

Reviravolta em Oeiras

23.01.2012

As últimas tiveram e as próximas terão dois filhos dos velhos caciques na disputa, um de cada. O povo, pelo visto, gosta! E a terra, como canta seu hino, segue invicta!

ARTIGO

Lição que não aprendemos

21.01.2012

Os personagens dessa história: Petrônio Portella, Pedro da Silva Ribeiro e Paulo Nunes. A escola é a Eurípides de Aguiar, no bairro Marquês

OPINIÃO

Um exemplo a ser seguido

18.01.2012

A contratação de bandas de fora, com dinheiro público, implica também a alienação de valores locais

ESPECIAIS

Editorial

Uma nova farra de criação de municípios

22.05.2018

E, no final, todos os brasileiros pagam mais essa conta

publicidade Dr Wesley9
Dr Wesley6 honda6 Bio piauieletro Camisetas3 eco Eriberto5 Casa do Automóvel apaas PROCORDIS 2 Moreno Calçados 1 Alberto Lotação e Turismo4

JORNALISTA 292

Todos os artigos publicados, neste web site, são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do J292.

Desenvolvido por: Aroldo Santos – Soluções Web.