Publicidade  - Alberto Lotação e Turismo7

OPINIÃO

Joana DArc brasileira

Zozimo Tavares   06/01/2012

Por isso, ao invés de ser combatido, o trabalho da ministra deveria era ser incentivado. Afinal, como ensina a máxima, quem não deve não teme.

A França comemora hoje os 600 anos do nascimento de Joana D'Arc. Ela nasceu em 6 de janeiro de 1412, na pequena cidade de Domrémy, e foi executada na fogueira, em 1431. Sua vida heroica e a sua trágica morte são um exemplo para os cristãos, especialmente para aqueles engajados na política, segundo o papa Bento XVI.

Joana D'Arc, conta a história da Igreja Católica, recebeu uma série de revelações divinas sobre a missão que deveria cumprir, libertando seu povo do domínio inglês, no contexto da Guerra dos Cem Anos (1337-1453). Com apenas 17 anos, ela liderou os exércitos franceses a várias vitórias, principalmente ao levantamento do Cerco de Orléans (1429), que ajudou a restaurar o trono de Charles VII.

Capturada pelos ingleses, abandonada por seus aliados e com um tribunal eclesiástico manipulado por interesses políticos, Joana foi acusada de heresia e condenada à fogueira, onde morreu com apenas 19 anos. Reabilitada 25 anos mais tarde pelo papa espanhol Calisto III, foi canonizada em 1920, por Bento XV.

Enquanto as atenções da França e da Igreja Católica se voltam para os 600 anos do nascimento dessa santa, o Brasil se esforça para criar e lançar à fogueira, em praça pública, uma nova Joana D'Arc. Trata-se da ministra Eliana Calmon, corregedora nacional de Justiça, que ousou afirmar, em entrevista à Associação Paulista de Jornais (APJ), que a magistratura hoje "está com gravíssimos problemas de infiltração de bandidos que estão escondidos atrás da toga".

Foi um Deus-nos-acuda! O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Cezar Peluso, foi primeiro a censurar a declaração da colega. As entidades que congregam os magistrados brasileiros se apressaram em lançar notas públicas contra a ministra, as quais ela considerou de "mentirosas", "maledicentes", "corporativas" e focadas numa "tentativa de linchamento moral contra ela".

O Poder Judiciário é o último a ser devassado, daí a violenta reação ao trabalho de controle externo de suas atividades. É claro que não se vai aplaudir a exposição indevida dos nomes de magistrados que cumprem abnegadamente o seu ofício. Mas não se pode fechar os olhos para os malfeitos dos que eventualmente venham a se desviar de suas funções.

Por isso, ao invés de ser combatido, o trabalho da ministra deveria era ser incentivado. Afinal, como ensina a máxima, quem não deve não teme.

Comentar Enviar por e-mail Imprimir

Comentários:

Não há comentários para a matéria no momento.

Envie um comentário para a matéria.
Origem da mensagem: 50.19.34.255









Visual CAPTCHA


O JORNALISTA 292 não se responsabiliza pelas mensagens postadas como comentário das notícias, sendo estas de sua inteira responsabilidade, podendo, quando julgar algum comentário inadequado, inativá-lo ou excluí-lo de sua base de dados. Salvo confirmação de seus dados informados.

Mais Notícias:

:: Professores do Estado deliberam sobre greve geral no Piauí

:: Bancários suspendem serviços e fazem atos em agências nesta segunda (19)

:: Estudante de 17 anos morre ao sofrer descarga elétrica em celular

:: Servidores Municipais de Picos protestam na sessão de abertura da Câmara de Vereadores

:: PM decide por expulsão de capitão acusado de matar namorada em Teresina

:: Líder de seita é investigada por trabalho escravo e exploração sexual de menores

:: Festa de Formatura

:: “Carnaval em Todo Canto”: Prefeitura de Teresina divulga programação dos bailes e blocos

:: MPPI recomenda que prefeituras em atraso com pagamento de servidores não apliquem recursos públicos em festas carnavalescas

:: Prefeitura de União planeja fechar quase metade das escolas da cidade

:: Bandidos dopam filhote de cachorro para invadir loja

:: ONG classifica deputado federal Assis Carvalho como pior político do Piauí

:: Solto por bom comportamento o ex-tenente do Exército que matou Iarla Barbosa

:: Cerca de R$ 600 mil já foram levados dos bancos em assaltos no Piauí em 2018

:: Julgamento de Assis Carvalho no TRF1 já tem data marcada para ser retomado

+ Brasil

ARTIGO

Violência entra na campanha

08.09.2014

A pesquisa mostra que, entre 2000 e 2010, a taxa de homicídios cresceu 119,5% em Teresina e 436,3% no interior.

ARTIGO

O governismo do PT

10.02.2012

A legenda tem crescido nas cidades pequenas e médias, mas acompanha com maior atenção o grupo de 118 municípios com mais de 150 mil eleitores (à exceção de Palmas, com 140.245),

OPINIÃO

Ensino reprovado

09.02.2012

A exemplo do que ocorre em outros rankings, alguns pequenos municípios se destacam, como Cândido Rodrigues, em São Paulo, e Cocal dos Alves, no Piauí.

ARTIGO

Por que Dilma não veio

06.02.2012

Desde o fechamento do aeroporto de Floriano, os aviões que vão para a região aterrissam e decolam em Jerumenha, num campo de pouso

ARTIGO

Carnaúba perde seu maior defensor

01.02.2012

Ser um homem de bem, dedicado à família, ao trabalho e aos amigos, foi sem dúvida o que o diferenciou entre seus contemporâneos e o fará viver na lembrança e na saudade

OPINIÃO

A luta contra as drogas

31.01.2012

O fechamento dos CSUs retirou da juventude opções saudáveis de lazer, esporte, cultura e convivência social.

OPINIÃO

Promotores abandonam investigação

25.01.2012

O subprocurador e os três promotores de Justiça decidiram ingressar, então, com ação em Brasília para impedir a transferência do caso para a polícia estadual

OPINIÃO

Reviravolta em Oeiras

23.01.2012

As últimas tiveram e as próximas terão dois filhos dos velhos caciques na disputa, um de cada. O povo, pelo visto, gosta! E a terra, como canta seu hino, segue invicta!

ARTIGO

Lição que não aprendemos

21.01.2012

Os personagens dessa história: Petrônio Portella, Pedro da Silva Ribeiro e Paulo Nunes. A escola é a Eurípides de Aguiar, no bairro Marquês

OPINIÃO

Burocrata em primeiro lugar

19.01.2012

Ora, e desde quando é proibido que os alunos da rede pública frequentem escola bem localizada e com boa estrutura?

ESPECIAIS

Editorial

Festa de Formatura

09.02.2018

Era impressionante a luminosidade daquela festa feliz atrelada à grandiosidade do espaço

publicidade MARA5
piauieletro apaas paoecafe9 Casa do Automóvel Eriberto5 eco Bio honda6 Mahogany Alberto Lotação e Turismo4 MARA4 Moreno Calçados 1

JORNALISTA 292

Todos os artigos publicados, neste web site, são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do J292.

Desenvolvido por: Aroldo Santos – Soluções Web.